sexta-feira, 3 de junho de 2016

ROMPENDO O CICLO DE INFLUÊNCIA DAS TREVAS


“E [...] Deus [...] fez separação entre a luz e as trevas.”
Gênesis 1:4

A narrativa inicial do Gênesis demonstrava que “havia trevas sobre a face do abismo” [Gênesis 1:2]. Mas Deus, o perfeito obreiro, produziu a luz com Sua Palavra e, tendo-a visto, declarou-lhe sua bondade. Quando Deus faz separação entre a luz e as trevas, Ele, na verdade, estava fixando um limite para as trevas. Por isso o apóstolo João afirma: “A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela” [João 1:5]. A luz é o limite das trevas! Isto significa dizer que Deus concedeu à luz um especial poder para romper com o ciclo de influência das trevas!
Quando Jesus afirmou a Seus discípulos, “Vós sois a luz do mundo” [Mateus 5:14], Ele, na verdade, estava dizendo: Eu lhes concedi o especial poder para romperem com o ciclo de influência das trevas! Assim, sempre que nos deparamos com a expressão bíblica, “Vós sois a luz do mundo”, devemos compreender que não estamos diante de um texto que unicamente desperta nossa admiração, mas diante de um texto que nos impulsiona a exercer o poder que nos foi conferido: O poder de rompermos com o ciclo de influência das trevas!

A. M. Cunha

quinta-feira, 2 de junho de 2016

MEDITAÇÕES NO PROFETA JONAS [11]


“Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor.”
Jonas 3.5

“Os ninivitas creram em Deus”! Que frase! Este deve ser o desfecho de nossa pregação! Sempre que ouvirem uma pregação, as pessoas devem ser motivadas em sua alma a crer em Deus e não no pregador! Jonas fez com que suas palavras fossem percebidas pelos ninivitas como a singular, profunda e específica Palavra de Deus! Quem poderia imaginar que uma pregação sobre o juízo de Deus pudesse produzir fé em corações endurecidos? O apóstolo Paulo afirmou que “a fé vem pela pregação” [Romanos 10.17]! Os ninivitas são a prova disto, pois eles “creram em Deus”! No entanto, não nos esqueçamos de que a pregação do profeta Jonas havia sido inundada pela atmosfera de oração!

A. M. Cunha

domingo, 29 de maio de 2016

MEDITAÇÕES NO PROFETA JONAS [10]

“Dispõe-te, vai à grande cidade de Nínive e proclama contra ela a mensagem que eu te digo.”
Jonas 3.2

Jonas, o profeta que tendo sido comissionado por Deus tornou-se fugitivo, aprendeu a orar quando esteve no angustiante ambiente das entranhas do grande peixe. Não há registro de que ele tenha orado durante toda a narrativa do capítulo primeiro. O capítulo dois, por outro lado, é uma extasiante narrativa da oração daquele profeta! E que oração! Magnífica oração! No entanto, por melhor que Jonas tivesse orado, ele não foi desincumbido de sua missão inicial. O mesmo comissionamento contido em Jonas 1.2 é reproduzido em Jonas 3.2. Por melhor que venhamos a orar, isto não implicará em sermos dispensados da missão que nos foi dada pelo Senhor! Na verdade, a oração não muda a Vontade de Deus, ela dobra a nossa vontade para conduzir-nos aos caminhos da obediência!

A. M. Cunha