domingo, 9 de outubro de 2022

EVANGELHO SEGUNDO MARCOS - CAPÍTULO 8

Uma das características dos milagres realizados por Jesus era o fato de serem instantâneos! Os enfermos que Dele se aproximavam ou que a Ele haviam sido trazidos, experimentavam uma cura instantânea que invariavelmente ocorria, ou por uma Palavra dita por Cristo, ou por um toque realizado por Ele, ou, por vezes, a cura ocorria quando os enfermos Nele tocavam! Quanto a estas curas instantâneas, o Evangelho Segundo Marcos oferece alguns exemplos, tais como: “No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo” [Marcos 1:42], ou outro exemplo e “Então, ele se levantou e, no mesmo instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos” [Marcos 2:12].

O capítulo 8 desse maravilhoso Evangelho, no entanto, apresenta a narrativa de um milagre singular! Um cego foi apresentado a Jesus em Betsaida. O texto bíblico apresenta a seguinte narrativa: “Então, chegaram a Betsaida; e lhe trouxeram um cego, rogando-lhe que o tocasse. Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa?” [Marcos 8:22-23].

A resposta oferecida por aquele cego à pergunta que Jesus lhe fizera foi, aos nossos olhos, espontânea, inesperada e incomum! Ele disse: “Vejo os homens, porque como árvores os vejo, andando” [Marcos 8:24]! Sem dúvida aquele homem estava vendo! No entanto, sua visão não estava perfeita, pois os homens não são como árvores e as árvores não andam! Diante desses fatos, o texto bíblico nos diz que Jesus adotou a seguinte atitude: “Então, novamente lhe pôs as mãos nos olhos” [Marcos 8:25]. Somente após esse “segundo toque” é que o texto bíblico afirmou: “e ele, passando a ver claramente, ficou restabelecido” [Marcos 8:25]!

Por mais que possa inicialmente parecer estranho aos nossos olhos, esse milagre oferece uma singular lição para cada um de nós! Cristo sempre oferecerá para nós a oportunidade de recebermos um segundo toque de Suas maravilhosas mãos! Se, porventura, não formos completamente abençoados em decorrência do primeiro toque de Cristo em nossas vidas, será crucial que não usemos essa situação para começarmos a murmurar contra Ele! Diante de uma situação tão inusitada como essa, nossa melhor atitude será abrirmos os nossos olhos para percebermos que tal situação é, antes de tudo, um convite para que clamemos por um segundo toque do Senhor em nossa vida! Portanto, é muito importante que saibamos que Jesus sempre estará disposto a realizar um segundo toque em nossas vidas!

A. M. Cunha