sábado, 19 de março de 2016

ORANDO COM OS SALMOS [1]


NOVA SÉRIE: ORANDO COM OS SALMOS

Nesta série serão apresentadas várias orações extraídas de alguns salmos mesclados uns com os outros. Recomenda-se que o texto apresentado seja lido totalmente. Após esta leitura inicial, recomenda-se que os Salmos indicados sejam lidos, um a um! Boa leitura! Que Deus o abençoe!

ORANDO COM OS SALMOS [1]

Quanto a mim, confio em Ti, Senhor! Tu és o meu Deus [Salmo 31:14]. Amo a Ti, Senhor, porque Tu ouves a minha voz e as minhas súplicas [Salmo 116:1]. Ó Senhor, Tu te inclinas para mim e ouves quando clamo por socorro, por isso, esperarei confiantemente por Ti [Salmo 40:1]. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, pois Tu, Senhor, estás comigo [Salmo 23:4]. Tu és o meu refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações [Salmo 46:1]. Ó Senhor Altíssimo, Tu és tremendo, Tu és o grande rei de toda a terra [Salmo 47:2]. Louvarei a Ti, ó Senhor, porque Tu és bom [Salmo 135:3]!

A. M. Cunha

segunda-feira, 14 de março de 2016

TEXTOS BÍBLICOS AGRUPADOS [12]

TEXTO BÍBLICO: 
“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso (...) Venha o teu reino”
Mateus 6:9-10

AGRUPANDO O TEXTO BÍBLICO:

“Portanto [Este vocábulo significa que tudo o que se diz daqui por diante deve levar em consideração o que foi dito anteriormente, a saber: 1) não orar para ser visto pelos homens; 2) não praticar orações que não expressem a verdade do coração, ou seja, uso de vãs repetições], vós [Os destinatários desta preciosa orientação acerca da oração, conforme Mateus 5:1-2, são os discípulos, aqueles que se aproximaram do Senhor e Dele receberam o ensinamento do “Sermão do Reino” contido em Mateus 5:1-7:29] orareis [O Senhor chama Seus discípulos para a prática da oração. Não sejamos descuidados quanto à operosidade da oração. Eis alguns dos extraordinários benefícios da oração: Por ela, tudo é santificado (I Timóteo 4:5), seres demoníacos são expulsos (Mateus 17:21), aquilo que é pedido, quando regado pela fé, será recebido (Mateus 21:22), os doentes serão curados (Tiago 5:15). Nem sempre a jornada a oração será fácil e livre de obstáculos, por isso, ela requer nossa perseverança (Atos 6:4 e Romanos 12:12)] assim: Pai nosso [Aquele a quem se ora jamais se satisfará em ser um Deus individual, ou seja,  apenas de um indivíduo. É Seu desejo ser um Deus da coletividade de irmãos, por isso se diz: “Pai nosso”] (...) Venha o teu reino [A súplica dos filhos de Deus deve contemplar o Reino de Deus, que não vem com aparência exterior (Lucas 17:20), não consiste em palavras, mas em poder (I Coríntios 4:20) e não é comida nem bebida, mas justiça e paz e alegria no Espírito Santo (Romanos 14:17). Este Reino deve ser nossa primeira busca (Mateus 6:33) e nós devemos recebê-lo como crianças (Marcos 10:15)]
Mateus 6:9-10