domingo, 11 de dezembro de 2022

ASPECTOS PRÁTICOS DA VIDA CRISTÃ - EPISÓDIO 1

A vida cristã é um extraordinário convite à prática das virtudes anunciadas pelo Evangelho de Jesus Cristo! Descobrir quais são estas virtudes é algo muito bom, contudo, colocá-las em prática é algo extraordinariamente melhor! O apóstolo Tiago disse certa vez: “Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos” [Tiago 1:22]. De fato, sem a prática da Palavra de Deus, tudo o que teremos será engano. Na ótica de Jesus, a ausência de prática da Palavra significava que os alicerces, nos quais a vida foi construída, não serão capazes de garantir a estabilidade espiritual que somente pode ser obtida por uma criteriosa e perseverante prática das Escrituras!

A Grande Comissão, por exemplo, é extremamente pedagógica quanto a este aspecto. Em suas Palavras, Jesus nos ordenou o seguinte: “fazei discípulos de todas as nações [...] ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado” [Mateus 28:19-20]. Observe cuidadosamente as palavras destes versículos: Jesus não nos deu um mandamento para ensinarmos “todas as coisas que Ele ordenou”, mas para “ensinarmos a guardar” todas as coisas que Ele ordenou. Embora pareça insignificante, há uma diferença crucial entre estas duas expressões!

A primeira delas, qual seja, “ensinar todas as coisas”, reproduz o comando de meramente ensinar o que Jesus ordenou. A segunda, a saber, “ensinar a guardar todas as coisas”, por outro lado, possui a seguinte essência: Ensinar a guardar! Em outras palavras, “ensinar a obedecer”! Essa segunda ordem requer muito mais do que uma mera reprodução das coisas que Jesus ensinou, pois, tal ordem, por outro lado, requer que pontes sejam construídas pela igreja para que os seguidores de Cristo, aprendam a ir além de meramente ouvir sobre o que Jesus ordenou. Noutro giro, os seguidores de Cristo devem ser profundamente encorajados a obedecer as coisas ensinadas por Jesus no Seu Evangelho!

Voltemos novamente para as orientações do apóstolo Tiago. De acordo com Tiago, se apenas ouvirmos a Palavra sem colocarmos em prática os Seus ensinamentos, enganaremos a nós mesmos! Há uma sutil tentação que tem assolado o povo de Deus: Ser apenas ouvinte da Palavra! Muitos dos seguidores de Cristo estão sendo tentados a apenas ouvirem a Palavra de Deus, sem, contudo, colocá-la em prática! Este comportamento tem provocado grandes males para a espiritualidade do povo de Deus! E tudo isso tem ocorrido muito em função desse sutil engano. Jamais deveríamos nos esquecer que Satanás é a fonte do engano. Foi isso que ele fez com Eva no sagrado solo do Paraíso: Ele a enganou distorcendo as palavras que Deus lhe havia proferido! E agora, de acordo com o apóstolo Tiago, somos orientados no sentido de que, se formos apenas ouvintes da Palavra, sem, contudo, praticá-la, seremos enganados, assim como Eva foi enganada.

O engano causará um profundo esfriamento em nossa vida espiritual, até que sejam completamente destruídos! Contudo, se conhecermos a verdade, seremos libertados, pois, de acordo com Jesus em João 8:32, se conhecermos a verdade ela nos libertará!

Uma grande questão que devemos responder é a seguinte: Como as Verdades do Evangelho chegaram até nós? A primeira ação, por meio da qual tudo o que conhecemos acerca das verdades do Evangelho tornou-se possível, foi a Encarnação de Jesus Cristo! Nesta série, chamarei a encarnação de Jesus Cristo de “A humanização de Cristo”. Noutras palavras, tudo o que sabemos sobre as Verdades do Evangelho somente foi possível porque Cristo, que é Deus preexistente, tornou-se homem e habitou entre nós! O evangelista João assim descreve esse momento: “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do Unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade.” [João 1:14].

Nesta série de reflexões bíblicas, nosso propósito será olhar para a Humanização de Cristo, e tentar identificar algumas posturas adotadas por Ele e, a partir destas posturas, extrair algumas lições que possam orientar qual deve ser a nossa postura nesta vida! Uma vez que somos seguidores de Cristo, é crucial e indispensável seguirmos os Seus passos! Assim, para compreendermos adequadamente quais são os aspectos práticos da vida cristã, será fundamental seguirmos os passos de Cristo, pois Ele é, indiscutivelmente, o supremo modelo para a nossa vida cristã!

Portanto, nesta série, denominada de “Aspectos Práticos da Vida Cristã”, tentaremos percorrer algumas posturas adotadas por Cristo, tudo com o propósito de identificarmos qual deve ser a nossa postura cristã durante o tempo em que estivermos nesta terra, vivendo como seguidores de Cristo!

A. M. Cunha