quarta-feira, 5 de maio de 2021

A RENOVAÇÃO DE UMA VIDA

TEXTO: Salmo 90.9-15 e Atos 7.17-36

TEMA: A RENOVAÇÃO DE UMA VIDA

Um dos personagens mais marcantes da Bíblia Sagrada é, sem dúvida, Moisés. Analisaremos um importante momento na vida deste homem. Que o Senhor nos ajude a extrairmos uma especial lição desta narrativa.

A DIVISÃO DA VIDA DE MOISÉS

A vida de Moisés é dividida em três períodos de 40 anos:

a.   Primeiro Período: No EGITO, sendo treinado em toda a ciência dos egípcios. (Atos 7.22-23);

“E Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras. Quando completou quarenta anos, veio-lhe a ideia de visitar seus irmãos, os filhos de Israel.”

b.  Segundo Período: No DESERTO, como fugitivo na terra de Midiã (Atos 7.29-30);

“A estas palavras Moisés fugiu e tornou-se peregrino na terra de Midiã, onde lhe nasceram dois filhos. Decorridos quarenta anos, apareceu-lhe, no deserto do monte Sinai, um anjo, por entre as chamas de uma sarça que ardia.”

c.   Terceiro Período: NO EGITO E NO DESERTO, porém como o grande libertador de Israel. (Atos 7.35-36).

“A este Moisés, a quem negaram reconhecer, dizendo: Quem te constituiu autoridade e juiz? A este enviou Deus como chefe e libertador, com a assistência do anjo que lhe apareceu na sarça. Este os tirou, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, assim como no mar Vermelho e no deserto, durante quarenta anos.”

O salmo 90 é de autoria de Moisés. Desta narrativa percebemos como estava o coração de Moisés. Ele avalia a sua vida e conclui:

1.   Os nossos dias são vividos sob a ira de Deus (v. 9);

"Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento.”

2.   O limite do tempo é oitenta anos, e isso com canseira e enfado (v. 10)

“Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos."

Quando escreveu este Salmo, Moisés estava com aproximadamente 80 anos de idade. Neste Salmo, percebemos como estava o coração de Moisés: Um homem frustrado com a sua vida.

COMO MOISÉS FICOU FRUSTRADO COM A SUA VIDA?

Amados, encontramos no livro de Atos dos Apóstolos um texto muito importante para a nossa compreensão quanto a este momento tão singular na vida de Moisés. Leiamos Atos 7.23-25

“Quando completou quarenta anos, veio-lhe a ideia de visitar seus irmãos, os filhos de Israel. Vendo um homem tratado injustamente, tomou-lhe a defesa e vingou o oprimido, matando o egípcio. Ora, Moisés cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus os queria salvar por intermédio dele; eles, porém, não compreenderam.”

Moisés recebeu uma clara compreensão de que seria o libertador de Israel. Apesar de ter sido criado segundo os costumes do Egito, Moisés, por um certo período de tempo, foi educado por sua mãe. Neste tempo, ele foi instruído sobre o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Provavelmente ele foi instruído acerca das promessas de Deus ao seu povo. Ele recebeu o ensinamento de que o seu povo possuía a promessa de uma terra que mana leite e mel. Recebeu o ensino de que o tempo de escravidão no Egito teria um fim, pois Deus enviaria um libertador. A mensagem que recebeu em sua casa materna fixou-se no seu coração tão profundamente, que ele projetou em sua vida um ideal: Ser o canal de Deus para a libertação do seu povo. Por isso a Bíblia diz: “Moisés cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus os queria salvar por intermédio dele”. Porém, qual foi o resultado? A Bíblia diz que Moisés foi rejeitado. Como consequência, ele tornou-se um fugitivo e peregrino. Esta frustração foi tão intensa na vida de Moisés, a ponto de ele considerar que o tempo que viveu no Egito foi um tempo perdido, que o tempo que viveu no deserto não teve nenhum proveito. Agora ele estava com 80 anos. Ou seja, estava no fim da sua vida, sem qualquer chance de cumprir o grande ideal por ele traçado. Em decorrência de toda esta frustração, Moisés afirmou:

"Pois todos os nossos dias se passam na tua ira; acabam-se os nossos anos como um breve pensamento. Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos." (Salmo 90.9-10)

O SALMO 90 FOI ESCRITO NESTA ÉPOCA DA VIDA DE MOISÉS

Porém amados, este Salmo não contém apenas lamento; ele possui uma oração. Muitos constroem um “Salmo 90” em sua vida, porém, com apenas uma perna. Um salmo só com lamentos, choro e murmuração. Moisés apresentou neste Salmo a condição do seu coração, mas também, apresentou a condição da sua fé. Neste Salmo aprendemos que a dor não é capaz de matar a fé. Moisés exercitou sua fé e, fortalecido por ela, fez uma oração. Vejamos a oração efetuada por Moisés neste Salmo:

"Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Volta-te, Senhor! Até quando? Tem compaixão dos teus servos. Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias. Alegra-nos por tantos dias quantos nos tens afligido, por tantos anos quantos suportamos a adversidade." (Salmos 90:12-15)

Moisés suplica o ensino do Senhor. Moisés pede a compaixão do Senhor. Moisés pede para ser saciado pelo Senhor, pois ele deseja cantar, ele deseja alegrar-se, ele quer uma compensação: Alegria por tantos anos quantos tem suportado a aflição. Mas ele não pede só para si, ele pede para o povo.

Quando olhamos a vida de Moisés que, após esta oração tornou-se o grande libertador do povo de Israel, percebemos:

A DIFERENÇA QUE UMA ORAÇÃO FAZ NA VIDA DE UM HOMEM

Como Moisés terminou o primeiro período de 40 anos de sua vida? Ele terminou poderoso em palavras e obras.

“E Moisés foi educado em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em palavras e obras.” (Atos 7.22)

Como Moisés terminou o segundo período de 40 anos de sua vida? Ele terminou pesado de boca e de língua e dominado pela canseira e pelo enfado.

“sou pesado de boca e pesado de língua” (Êxodo 4.10b)

“canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos." (Salmo 90.10)

No entanto, após a oração descrita no Salmo 90, podemos ver um novo Moisés. Como ele terminou o terceiro período de 40 anos de sua vida? Para isso, leiamos o que nos diz a Palavra de Deus em Deuteronômio 34.7:

“Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor.” (Deuteronômio 34:7)

Moisés tornou-se um homem cheio de vigor. Maravilhoso o poder da oração!

O irmão Christian Chen afirma que, quando terminou o primeiro período de quarenta anos Moisés talvez tenha concluído: Eu sou capaz! Ao final do segundo período, Moisés concluiu: Eu não sou capaz! Mas ao final do terceiro período Moisés compreendeu com clareza: Só Deus é capaz!

Podemos concluir que nos dois primeiros períodos de 40 anos de sua vida, viveu confiando em si mesmo! De quem foi a iniciativa para libertar o povo? Do próprio Moisés. No início do terceiro período de 40 anos quem tem o controle e a iniciativa de tudo é o próprio Deus! Foi Deus que apareceu na sarça ardente, chamando a atenção de Moisés! Esta é a diferença! Na oração do Salmo 90, Moisés coloca-se diante de Deus!

Amado, a oração modificou a vida de Moisés. Quando esteve no Egito sem a direção de Deus, Moisés tornou-se um egípcio. Quando esteve no deserto sem a direção de Deus, Moisés tornou-se um incapaz. Após a oração, Moisés retorna para o Egito, não mais para ser um egípcio, mas para ser um libertador. Depois, Moisés retorna para o deserto, não mais para ser um fugitivo, mas para ser o guia de Israel.

“A este Moisés, a quem negaram reconhecer, dizendo: Quem te constituiu autoridade e juiz? A este enviou Deus como chefe e libertador, com a assistência do anjo que lhe apareceu na sarça. Este os tirou, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, assim como no mar Vermelho e no deserto, durante quarenta anos.”

(Atos 7.35-36)

 

Arisvaldo M. Cunha

      A. M. Cunha

 

Esta mensagem foi pregada pelo autor deste blog no dia 13 de setembro de 2009, na SGAS Quadra 915.