sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

LIBERANDO OS IRMÃOS PARA O SERVIÇO - (Parte 2)

LÁZARO SALTA PARA A VIDA

"Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir." (João 11:39-44)

Os versículos de 39-44 de João 11, são uma autêntica revelação daquilo que Deus instituiu como A VIDA PRÁTICA DA IGREJA. Este é o momento no qual Lázaro salta da morte para a vida. A manifestação da VIDA em Lázaro foi um LIBERAR DELE PARA O SERVIÇO. Antes, por causa da morte, Lázaro estava impedido de servir, mas depois do manifestar da VIDA ele foi liberado para servir. Glória ao Senhor que nos libera para o serviço cristão!
O império da morte coloca todos, inclusive vários cristãos, num sepulcro (João 11:34) onde não há vida, ar, luz e serviço. A morte imobiliza muitos cristãos para o serviço. Cristãos que não servem estão no império da morte.

O viver prático da igreja manifesta-se com alguns elementos que liberam os irmãos para o serviço cristão.

O PRIMEIRO ELEMENTO é a REMOÇÃO DA PEDRA. A pedra impede a saída do sepulcro. É um grande obstáculo para a vida. Ela impede a entrada da luz, do ar e da vida. Por isso é preciso remove-la. Isto não é um opção, é uma ordem do Senhor, devemos tirar a pedra (João 11:39).

O SEGUNDO ELEMENTO é a DESTRUIÇÃO DA INCREDULIDADE. Marta opôs-se à ordem de Cristo com argumentos humanos. No entanto, Jesus lhe disse que se ela cresse ela veria a Glória de Pai. A Glória só é manifestada pela fé. Sem fé, a Glória não se manifesta. Por isso a incredulidade deve ser destruída (João 11:40)

O TERCEIRO ELEMENTO é O LIBERAR DA PALAVRA DO SENHOR. Oh! Depois da remoção da pedra e da destruição da incredulidade, a Palavra de Cristo é liberada (João 11:43). É somente com o liberar da Palavra que a vida é introduzida. Sem Palavra não há vida. A vida é introduzida pela Palavra. Jesus falou: “Lázaro, vem para fora!” Quando Ele falou assim, a vida foi introduzida em Lázaro. Glória ao Senhor, por sua Palavra que introduz vida!

O QUARTO ELEMENTO é A EDIFICAÇÃO. Quando Lázaro ressurgiu, ele estava com os pés e as mãos presas em ataduras e com o rosto envolto num lenço. Quando saímos da morte para a vida, ainda estamos com algumas deficiências: nosso andar não é espiritual (pés atados), nosso agir não é espiritual (mãos atadas) e nossa visão não é espiritual (rosto envolto num lenço). Oh! O Senhor nos deu a edificação. Quando usamos a edificação somos construídos CASA ESPIRITUAL. Assim, o nosso andar, o nosso agir e a nossa visão tornam-se espirituais. Este último elemento é a conclusão de uma obra gloriosa de Deus em nós, que nos DEIXA IR para o serviço (João 11:44). Com estes elementos somos liberados para o serviço.

Irmãos em nome de Jesus, vivamos a vida prática da igreja de tal forma que possamos liberar o serviço de nossos irmãos. Assim, teremos a VIDA introduzida e liberada em nossos irmãos.
A. M. Cunha

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

LIBERANDO OS IRMÃOS PARA O SERVIÇO - (Parte 1)



LÁZARO SENTA-SE À MESA

“Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa. Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.” (João 12:1-3)

Os versículos de 1 a 3 de João 12 revelam o grande sonho de nosso Pai quanto à vida prática da igreja. A dinâmica da vida da igreja pode ser claramente visualizada nestes três versículos.

Em PRIMEIRO LUGAR, Jesus estava lá. Oh! Jesus sempre está presente quando nos reunimos em seu nome! A Bíblia afirma que “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” Mateus 18:20.

Em SEGUNDO LUGAR, Lázaro estava lá. Sempre teremos nas reuniões e em nosso viver diário a presença de irmãos que passaram pela morte e agora vivem em novidade de vida, ou seja, vivem na ressurreição do Senhor. A Palavra de Deus nos diz que “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” Romanos 6:4.

Em TERCEIRO LUGAR, temos o ocultar de Lázaro. Ninguém, entre os irmãos ali presentes, tinha mais riquezas para compartilhar do que Lázaro. No entanto, ele sentou-se à mesa com o Senhor, deixando espaço para o serviço de Marta e Maria. Quando Lázaro fez isso, ele liberou as duas irmãs para o serviço. Devemos fazer o mesmo na vida prática da igreja.

Em QUARTO LUGAR, Marta estava servindo lá. O serviço dela era um banquete para Cristo e para Lázaro. Quando servimos na igreja, na verdade fazemos um banquete para Cristo e para os nossos irmãos. Oh! Quão doce é o nosso serviço!

Em QUINTO LUGAR, Maria estava servindo lá. O serviço de Maria foi o exalar do perfume do bálsamo precioso. Ela, na verdade derramou-se aos pés de Nosso Senhor e com isso, exalou um perfume que encheu toda a casa. Oh! O nosso derramar diante do Senhor perfuma toda a igreja! Devemos nos derramar assim.

Se Lázaro não se assentasse à mesa para ser servido pelas irmãs, jamais ele teria desfrutado do banquete oferecido por Marta e do perfume derramado por Maria.

Irmãos em nome de Jesus, vivamos a vida prática da igreja de tal forma que possamos liberar o serviço de nossos irmãos. Assim, teremos o banquete de Marta e o perfume de Maria. Esta liberação é o mecanismo que Deus nos oferece desfrutarmos da vida prática da igreja, mediante o que poderíamos chamar de “o serviço de ser servido”. Que o Senhor Jesus seja conosco.
A. M. Cunha

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

REFLEXÕES PARA 2009

O ANO DE EZEQUIAS
Mensagem liberada aos irmãos na SGAS 915, no dia 11/01/2009

INTRODUÇÃO:
O reinado de Acaz foi desastroso para Jerusalém, pois ele “não fez o que era reto perante o Senhor, como Davi, seu pai.” (II Crônicas 28:1). O rei Acaz foi tomado de grande angústia, porém, nestes dias, ele “cometeu ainda maiores transgressões contra o SENHOR; ele mesmo, o rei Acaz. Pois ofereceu sacrifícios aos deuses de Damasco, que o feriram, e disse: Visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, eu lhes oferecerei sacrifícios para que me ajudem a mim. Porém eles foram a sua ruína e a de todo o Israel. Ajuntou Acaz os utensílios da Casa de Deus, fê-los em pedaços e fechou as portas da Casa do SENHOR; e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém. Também, em cada cidade de Judá, fez altos para queimar incenso a outros deuses; assim, provocou à ira o SENHOR, Deus de seus pais.” (II Crônicas 28:22-25).

Entre as ruínas provocadas por Acaz, podemos citar o que está registrado em II Crônicas 29:7
“Também fecharam as portas do pórtico, apagaram as lâmpadas, não queimaram incenso, nem ofereceram holocaustos nos santuários ao Deus de Israel.”
Portanto, a maldade de Acaz foi marcada por quatro condutas:

1) Fechar as portas da Casa do Senhor;
2) Apagar as lâmpadas;
3) Não queimar incenso; e
4) Não oferecer holocaustos ao Deus de Israel.

Após a morte de Acaz, Ezequias, seu filho, reinaria em seu lugar. Seria possível que alguém, filho de um pai tão perverso, pudesse governar bem? Normalmente olhamos para a origem das pessoas e pensamos: “este não será bom!” Mas Ezequias, cujo nome significa [O Senhor dá força] provou que Deus transforma as circunstâncias.

A Bíblia diz que Ezequias fez “o que era reto perante o Senhor, segundo tudo quanto fizera Davi, seu pai.” (II Crônicas 29:2).
Ezequias tinha um pai terreno, cujo nome era Acaz. No entanto, a Bíblia diz que Ezequias comportou-se de acordo com seu pai Davi. O modelo de Ezequias não foi o modelo de seu pai terreno, mas o modelo de Davi, uma representação daquilo que é celestial. Ezequias adotou um modelo celestial. E ele começou bem o seu reinado. A Bíblia nos diz que “No primeiro ano do seu reinado, no primeiro mês, abriu as portas da Casa do Senhor e as reparou.” (II Crônicas 29:3). Logo no início do ano, Ezequias procurou demonstrar como seria o seu reinado.

Irmãos! Estamos iniciando um novo ano. Desejo que logo no início, possamos demonstrar como será nosso ano diante de Nosso Senhor. Provavelmente o modelo que temos seja um modelo terreno [um lamentável ano de 2008, um lamentável exemplo paterno, ou tantos outros modelos meramente terrenos]. O Senhor desejo apresentar um modelo celestial. Se andarmos de acordo com o modelo celestial, teremos um "ano de ezequias". O triunfo de Ezequias será o nosso triunfo.

Você se lembra das quatro condutas de Acaz? Ezequias, ao contrário, restaurou todas as coisas. Assim, podemos concluir que a conduta de Ezequias foi contrária àquela adotada por Acaz.

“e lhes disse: Ouvi-me, ó levitas! Santificai-vos, agora, e santificai a Casa do Senhor, Deus de vossos pais; tirai do santuário a imundícia. Porque nossos pais prevaricaram e fizeram o que era mau perante o Senhor, nosso Deus, e o deixaram; desviaram o seu rosto do tabernáculo do Senhor e lhe voltaram as costas. Também fecharam as portas do pórtico, apagaram as lâmpadas, não queimaram incenso, nem ofereceram holocaustos nos santuários ao Deus de Israel.” (2 Crônicas 29:5-7)

Vejamos então, as quatro condutas de Ezequias. Estas condutas são importantes, pois elas são orientações seguras para nossas vidas. Devemos adotá-las logo no começo deste ano que se inicia. Desta forma, o Rei Ezequias procurou restaurar as coisas que foram perdidas nos dias do seu Pai Acaz. Assim, Ezequias, abriu as portas da Casa do Senhor, acendeu as lâmpadas, queimou incenso e ofereceu holocaustos. Vejamos cada uma destas ações.

1) ABRIR AS PORTAS DA CASA DO SENHOR (II Cr 29.2): Sabemos que, hoje, a casa do Senhor somos nós. (II Coríntios 3:16). Neste ano que se inicia, nossa vida precisa estar aberta para Deus e para os irmãos. Nosso coração precisa estar disponível. Precisamos participar mais de nossas reuniões. Precisamos ter uma vida aberta, ou seja, mais transparente. Nossos corações precisam ser compartilhados uns com os outros.

2) ACENDER AS LÂMPADAS: Sabemos que a lâmpada é um símbolo da Palavra de Deus (Salmos 119:105). Neste ano que se inicia, nossas vidas precisam estar voltadas para a Palavra de Deus. A Bíblia precisa ser nossa lâmpada e nossa luz. A Bíblia é a espada do Espírito, isto significa que o Espírito de Deus utiliza o estoque da Palavra de Deus que está em nós. Se tivermos pouco, o Senhor pouco nos usará. Se tivermos muito, o Senhor muito nos usará. Jamais nos esqueçamos que a Palavra de Deus é o combustível do Espírito Santo. Leiamos a Bíblia neste ano; estudemos Seu precioso conteúdo; meditemos nEla, dia e noite; desfrutemos do Seu precioso sabor; amemos a Bíblia no próximo ano, muito mais do que A amamos no ano que passou.

3) QUEIMAR INCENSO: Sabemos que o incenso é um símbolo da oração (Apocalipse 5:8, Salmos 141:2). Queimar incenso significa que devemos assumir um sério compromisso de oração. A oração estimula nossa dependência para com Deus. Uma das maiores catástrofes da humanidade é sua insistência em ser independente de Deus. Quando oramos, buscamos o socorro do Senhor, isto significa que reconhecemos que Ele [e não nós] é o nosso socorro. Orar é demonstrar nossa dependência, é lançar sobre Ele todas as nossas ansiedades. Quando oramos, abrimos uma porta espiritual diante de nossa vida, nossa casa, nossa família, nossa profissão, nossos projetos. Orar é marcar nossos caminhos com a sombra do Todo-Poderoso!

4) OFERECER HOLOCAUTOS: Nos temos bíblicos, a oferta de holocaustos era uma forma de tratar com o pecado (Levítico 1:1-17). Neste ano que se inicia, cada um de nós necessita confrontar seriamente o pecado. A maneira bíblica de confrontar o pecado é confessar e abandonar (Provérbios 28:13). A Bíblia diz que se “confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça.” (I João 1:9). Abandonemos a raiz de amargura (Hebreus 12:15). Não nos deixemos dominar pela soberba (Tiago 4:6). Busquemos a santificação sem a qual, ninguém verá o Senhor (Hebreus 12:14). Apresentemos nossos “corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus,” (Romanos 12:1). Não nos conformemos “com este mundo,” (Romanos 12:2). Não sejamos vagarosos no cuidado com os outros (Romanos 12:11). Partilhemos com os outros nas suas necessidades (Romanos 12:13). Não tornemos o mal com o mal (Romanos 12:17). Sempre que depender de nós, tenhamos paz com todos os homens (Romanos 12:18).

Talvez o ano que passou tenha sido um “ano de Acaz” para você. Sua expectativa para o próximo ano não é das melhores. Ouça, depois de Acaz, Deus levantou Ezequias. Sei em meu coração que o Nosso Deus transforma o mal em bem (Gênesis 50:20). Então, abra a sua vida, desperte-se para o próximo ano, pois Deus deseja presentear você com um “ano de Ezequias”.
Em Cristo, servindo os irmãos.