quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

LIBERANDO OS IRMÃOS PARA O SERVIÇO - (Parte 1)



LÁZARO SENTA-SE À MESA

“Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa. Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.” (João 12:1-3)

Os versículos de 1 a 3 de João 12 revelam o grande sonho de nosso Pai quanto à vida prática da igreja. A dinâmica da vida da igreja pode ser claramente visualizada nestes três versículos.

Em PRIMEIRO LUGAR, Jesus estava lá. Oh! Jesus sempre está presente quando nos reunimos em seu nome! A Bíblia afirma que “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” Mateus 18:20.

Em SEGUNDO LUGAR, Lázaro estava lá. Sempre teremos nas reuniões e em nosso viver diário a presença de irmãos que passaram pela morte e agora vivem em novidade de vida, ou seja, vivem na ressurreição do Senhor. A Palavra de Deus nos diz que “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.” Romanos 6:4.

Em TERCEIRO LUGAR, temos o ocultar de Lázaro. Ninguém, entre os irmãos ali presentes, tinha mais riquezas para compartilhar do que Lázaro. No entanto, ele sentou-se à mesa com o Senhor, deixando espaço para o serviço de Marta e Maria. Quando Lázaro fez isso, ele liberou as duas irmãs para o serviço. Devemos fazer o mesmo na vida prática da igreja.

Em QUARTO LUGAR, Marta estava servindo lá. O serviço dela era um banquete para Cristo e para Lázaro. Quando servimos na igreja, na verdade fazemos um banquete para Cristo e para os nossos irmãos. Oh! Quão doce é o nosso serviço!

Em QUINTO LUGAR, Maria estava servindo lá. O serviço de Maria foi o exalar do perfume do bálsamo precioso. Ela, na verdade derramou-se aos pés de Nosso Senhor e com isso, exalou um perfume que encheu toda a casa. Oh! O nosso derramar diante do Senhor perfuma toda a igreja! Devemos nos derramar assim.

Se Lázaro não se assentasse à mesa para ser servido pelas irmãs, jamais ele teria desfrutado do banquete oferecido por Marta e do perfume derramado por Maria.

Irmãos em nome de Jesus, vivamos a vida prática da igreja de tal forma que possamos liberar o serviço de nossos irmãos. Assim, teremos o banquete de Marta e o perfume de Maria. Esta liberação é o mecanismo que Deus nos oferece desfrutarmos da vida prática da igreja, mediante o que poderíamos chamar de “o serviço de ser servido”. Que o Senhor Jesus seja conosco.
A. M. Cunha

Nenhum comentário: