sexta-feira, 28 de novembro de 2014

(37) Frutos da Palavra – O Segundo toque de Cristo

Oração
Querido Jesus, dá-me a coragem de honestamente responder quando me perguntares se vejo alguma coisa. Faça-me reconhecer que necessito de um segundo toque. Um toque tão poderoso e singular que me restabeleça por completo e me capacite a tudo distinguir de modo perfeito.

Texto semente
“Então, novamente lhe pôs as mãos nos olhos, e ele, passando a ver claramente, ficou restabelecido; e tudo distinguia de modo perfeito.
Marcos 8:25
Comentário
Certa ocasião, quando Jesus estava na cidade de Betsaida, trouxeram-lhe um cego, rogando-lhe que o tocasse. As pessoas queriam apenas um toque, Jesus, porém, fez mais que isso. Ele tomou o cego pela mão e o levou para fora da aldeia (Marcos 8:23). Aquela cura, diferentemente de tantas outras, ocorreu em duas etapas. Na primeira etapa, Jesus aplicou saliva nos olhos do cego e, impondo-lhe as mãos, perguntou se ele via alguma coisa (Marcos 8:23).
A resposta do cego foi surpreendente. Ele disse: “Vejo os homens, porque como árvores os vejo, andando.” Aquele homem não era mais cego. Porém, sua visão estava embotada, distorcida. Ele precisava, portanto, de uma nova ação do poder de Deus em sua vida.
Jesus ofereceu-lhe o que se pode chamar de “um segundo toque”. Este segundo promoveu-lhe a cura completa. O texto bíblico narra o seguinte após este segundo toque: “e ele, passando a ver claramente, ficou restabelecido; e tudo distinguia de modo perfeito.”.
Este milagre transmite-nos a lição de que existem pessoas que, apesar de já terem se encontrado com Jesus, possuem uma visão distorcida. A pergunta do divino mestre ecoa para tais pessoas: “Vês alguma coisa?”. Uma honesta resposta a esta pergunta pode revelar que, embora tenhamos luz, ainda carecemos de “um segundo toque” de Cristo em nossas vidas.

A. M. Cunha

Gravura extraída de: http://www.artbible.org/pt/pintura-episodio-jesus-cura-dois-cegos-400927/#.VHicpzHF9nA

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

(36) Frutos da Palavra – Crer é olhar para o Senhor

Oração

Senhor, Tu és Deus e não há outro. Obrigado por Tua salvação. Ela me foi ofertada por Teu amor sem igual. Eu a recebi quando o Teu Espírito mostrou-me que olhar para Ti, numa dimensão espiritual, equivale a crer em Ti. Pela graça sou salvo mediante a fé. Louvado seja o Teu nome!

Texto semente
“Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
Isaías 45:22
Comentário
Quem é tão poderoso para garantir escape e salvação a partir, tão somente, de um olhar? O Deus todo-poderoso, suficientemente único e cheio de amor, somente Ele pode proferir tão sublime declaração. “Qualquer um pode olhar”, afirmou-nos Spurgeon. O comando para olhar não pode ser, porém, um mero exercício visual. Não é a visão terrena que se requer aqui, mas a visão celestial, aguçada e exercitada mediante a fé.

O evangelho de João lança luzes no caminho desta salvação, ao afirmar que “do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.” (João 3:14-15. Olhar é, portanto, sinônimo de crer. O que se requer aqui é fé. A visão terrena para nada aproveita neste assunto. A dicção proferida pelo profeta Isaías possui o seguinte sentido: “Creiais em mim e sede salvos”. Esta tão gloriosa salvação está disponível a “todos os limites da terra”. Seu fundamento é o seguinte: O Deus salvador assim deliberou em Sua soberania, de modo que a salvação por Ele oferecida é decorrente do Seu amor sem igual, por isso se diz: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16).

A. M. Cunha

Gravura extraída de: https://alistadelucas.files.wordpress.com/2013/03/a-descida-da-cruz-rembrandt.jpg

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

(35) Frutos da Palavra – Isto é apenas o começo!

Oração
Querido Pai Celestial, sou grato por tudo o que Tu tens realizado em minha vida. Fico maravilhado ao saber que isto é apenas o começo! Que minha alma seja persistente nesta jornada, sabendo que existe um dia em que esta obra estará completa.


Texto semente
“Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.
Filipenses 1:6
Comentário
O apóstolo Paulo olha para os irmãos em Filipos e declara esta tão singular sentença: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus.”. Ele os conhece tão bem! Sabe que eles são santos em Cristo Jesus. Sempre que sua mente é tomada de lembranças acerca destes irmãos, o seu coração é dominado por imensa gratidão. Qualquer lembrança a respeito deles desencadeia gratidão do coração do apóstolo. Ele ora por eles, não com súplicas de aflição e angústia, mas com súplicas de alegria e deleite, pois estes irmãos são cooperadores no evangelho. Que maravilha! Que gozo presente! Mas o apóstolo sabe, para nosso espanto e surpresa: Isto é só o começo! Um dia a obra na vida destes irmãos estará completa.

A. M. Cunha

Gravura extraída de: http://www.buenanueva.net/biblia/1-biblia1er_Grado/1imag-lecc3/3Abraham-journey-Canaan600.jpg

(34) Frutos da Palavra – A elevação matinal da alma

Oração

Deus, quero ouvir o som da Tua graça todas as manhãs. Enche a minha alma de confiança em Ti. Ajuda-me a compreender quão valioso é estar prostrado aos Teus pés, elevando a Ti a minha alma. Revela-me o caminho da minha jornada espiritual, e dá-me a disposição para trilhá-lo confiantemente.

Texto semente
“Faze-me ouvir, pela manhã, da tua graça, pois em ti confio; mostra-me o caminho por onde devo andar, porque a ti elevo a minha alma.
Salmo 143:8
Comentário
Feliz é aquele que desde o amanhecer tem um encontro com a graça de Deus! O som da graça divina penetra no coração daquele que, todas as manhãs, prostra-se aos pés do Senhor e declara a sua confiança nEle. Suas súplicas matinais são caracterizadas pela busca de direção. Aquele se prostra diante de Deus compreende que desta forma sua alma experimenta sublime elevação.


A. M. Cunha

terça-feira, 25 de novembro de 2014

(33) Frutos da Palavra – A matinal saciedade inunda a alma com cânticos de júbilo

Oração
Sacia-me Senhor com o alimento proveniente da Tua benignidade! Dá-me a disposição para buscar-Te matinalmente. Que haja em mim fome e sede das coisas celestiais! Que os meus lábios cantem com júbilo e os meus dias sejam repletos de alegria.

Texto semente
“Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias.”
Salmo 90.14
Comentário
Uma das formas de obter poder espiritual para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os dias é sermos saciados toda manhã. O ato de manter-se saciado pela manhã requer a prática da alimentação matinal. Somente o Senhor pode nos alimentar espiritualmente com a Sua benignidade, ao passo que apenas nós podemos ter fome e sede! O salmista matinalmente suplica por esta saciedade. Ele sabe que o que o aguarda é cântico de júbilo e alegria diária!


A. M. Cunha

(32) Frutos da Palavra – A oração matinal

Oração
Amado Deus, dá-me acolhida matinal quando estiver clamando a Ti. Ergue a Tua Palavra diante de mim como fonte de esperança e confiança. Que antes mesmo que a luz natural possa brilhar, o meu coração seja iluminado pela íntima luz da Tua Palavra nas orações matinais.

Texto semente
“Antecipo-me ao alvorecer do dia e clamo; na tua palavra, espero confiante."
Salmo 119:147

Comentário
Antes que o sol surgisse no horizonte irradiando sua luz matinal, o salmista já se antecipava ao alvorecer para clamar. Antes mesmo que a luz natural surgisse, o salmista já se achava iluminado pela íntima luz da oração matinal. Seus olhos, postos na Palavra de Deus, permitiam que o seu coração fosse inundado pela esperança. Eis a graça matinal que espera os que confiam na Palavra de Deus!

A. M. Cunha

(31) Frutos da Palavra – O poder consolador da Palavra de Deus derrota o cheiro de morte da angústia

Oração
Senhor, a Tua Palavra é segura fonte de vivificação para a minha alma. Que eu seja tocado pelo poder consolador da Tua Palavra.

Texto semente
“O que me consola na minha angústia é isto: que a tua palavra me vivifica.”
Salmo 119:50
Comentário
Neste Salmo, que declara a excelência da Palavra de Deus, o salmista anuncia a Palavra divina como fonte de vivificação. Dela emana o poder de consolação para os tempos de angústia, de modo que aquele que por Ela é consolado possa desfrutar da vida que Ela oferece. A angústia, embora constitua cheiro de morte, não resiste ao poder consolador da Palavra de Deus.


A. M. Cunha

(30) Frutos da Palavra – A Ascensão da alma

Oração
Querido Jesus, abra o meus olhos para que eu perceba que minas angústias não podem impedir-me de clamar a Ti. Afasta de mim a tentação de olhar para longe de Ti à procura de socorro. Alegra o meu coração levantando outros discípulos que me desafiem a estar em Tua Casa. Dá-me o discernimento de que preciso olhar para Ti como único socorro para minha alma.

Textos sementes
“Na minha angústia, clamo ao Senhor, e ele me ouve.”
Salmo 120:1
“Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?”
Salmo 121:1
“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.
Salmo 122:1
“A ti, que habitas nos céus, elevo os olhos!”
Salmo 123:1

Comentário
Existe uma série de Salmos chamados de “Cânticos dos Degraus” ou “Salmos de Romagem”. Refiro-me aos Salmos de 120 a 134. Os primeiros versículos dos Salmos 120, 121, 122 e 123 possuem um importante ensinamento espiritual para as nossas vidas. Na verdade, parecem sinalizar para a existência de uma escada a ser subida pelos filhos de Deus: Uma verdadeira ascensão da alma em sua busca por Deus!

Em sua peregrinação neste mundo, o filho de Deus pode ser assolado por cruéis angústias que podem até embotar sua percepção espiritual.

O Salmo 120:1, por exemplo, demonstra o peregrino envolto numa angústia tão peculiar e intensa a ponto de ser denominada de “minha angústia”. O ponto alto desta revelação é o fato de que, mesmo acometido por tão singular angústia, o peregrino pode clamar ao Senhor, e não apenas isso, sua alma está convicta do fato de que o Senhor o ouve.

O Salmo 121:1 demonstra uma condição que muitas vezes pode acometer o discípulo peregrino: o embotamento de sua percepção espiritual. Observe o que anuncia o texto sagrado: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?”. O peregrino não afirma que o socorro virá dos montes. Na verdade, ele está em dúvida e, portanto, pergunta: “de onde me virá o socorro?”. Graças a Deus, porém, que o mesmo peregrino que se encontra com sua percepção espiritual embotada, é o mesmo que clama, conforme vemos no Salmo 120:1.

Por sua vez, o Salmo 122:1 anuncia a importância da vida comunitária do povo de Deus. O texto deixa evidente o fato de que outros peregrinos se aproximaram do peregrino angustiado e o convidaram a começar sua caminhada rumo à Casa do Senhor. Este convite fez a alma peregrina alegrar-se, apesar da angústia que o acometia! Existe um poder curativo na vida comunitária do povo de Deus. Esta cura, que atinge o embotamento espiritual que acometia a alma peregrina, pode ser vista no Salmo 123:1, quando podemos perceber que o peregrino já não olha mais para os montes, já não possui mais dúvidas. Ao contrário, ele afirma o seguinte: “A ti, que habitas nos céus, elevo os olhos!”.


A. M. Cunha

(29) Frutos da Palavra – Vamos à Casa do Senhor

Oração
Senhor, dá-me a benção de ser contado entre aqueles sentem a alegria de mover-se em direção a Tua Casa. Dá-me o compromisso de estar entre aqueles que encorajam os irmãos a fixarem os rumos de suas vidas para a Tua Casa e que juntos nos tornemos cidadãos da eternidade.

Texto semente
“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.”
Salmo 122:1
Comentário
Este Salmo, um entre os quinze que integram os cânticos dos degraus ou Salmos de romagem, é uma indicação primorosa acerca da alegria que brotava no coração daqueles que eram convidados para se juntarem à peregrinação rumo à cidade de Jerusalém. Notemos que a alegria é individual, “alegrei-me”, porém o falar é corporativo, “quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.”. Muitos chamavam o salmista para unir-se a eles na santa peregrinação. Esse falar corporativo é também um chamado à tomada de decisão: mover-se em direção à Casa do Senhor, por isso se diz “Vamos à Casa do Senhor”. A congregação deve, amorosamente, promover este chamado e aquele que é chamado deve, por sua vez, ter o seu coração aberto para alegrar-se com tal chamamento. Cada filho de Deus foi feito morada do Altíssimo e deve viver seus dias com foco na Morada Celestial, sendo, portanto, um cidadão da eternidade.


A. M. Cunha

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

(28) Frutos da Palavra – O ministério da reconciliação

Oração
Senhor Jesus, obrigado por me reconciliar com o Pai Celestial! Pai de amor, sou grato a Ti por me conceder o ministério da reconciliação! Maravilhoso Espírito Santo, faz-me fiel embaixador de Cristo, conduzindo-me a oferecer ao mundo, com clamor e lágrimas, a reconciliação com Deus por meio de Cristo.

Texto semente
“Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,
II Coríntios 5:18
Comentário
Estar em Cristo significa ser “nova criatura”. Em decorrência, o que é antigo faz-se novo pelo poder de Deus (II Coríntios 5:17).  Aquele que está em Cristo recebe, pelo menos, duas importantes realizações do Espírito Santo: 1) Ser reconciliado com Deus por meio de Cristo; e 2) Receber o ministério da reconciliação (II Coríntios 5:18). Este ministério confere ao seu destinatário – todo aquele que é nova criatura – o poder para usar a “palavra da reconciliação”, tornando-se, assim, um embaixador em nome de Cristo que clama pelo mundo afora, oferecendo a reconciliação com Deus por meio de Cristo (II Coríntios 5:19-20).


A. M. Cunha

(27) Frutos da Palavra – A paz de Cristo rompe o medo

Oração
Senhor, não permita que eu seja dominado pelo medo, a ponto de afastar-me das pessoas. Obrigado por me fazer saber que o medo não é obstáculo para que a Tua presença venha a mim! Faça-me desfrutar a Tua paz, não apenas em mim, mas no convívio com outros discípulos. Que a Tua paz seja com a Tua igreja, rompendo os medos que impedem o convívio com outras pessoas.

Texto semente
“Ao cair da tarde daquele dia o primeiro da semana trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!”
João 20:19
Comentário
Os discípulos, temerosos acerca da sua segurança pessoal após a morte de Jesus, permaneciam escondidos e afastados do ambiente das ruas e do contato com os judeus. De uma forma milagrosa, Jesus penetra no ambiente onde os discípulos permaneciam enclausurados e, sem necessidade de abertura de portas, vai ao encontro dos Seus discípulos. É maravilhoso saber que Jesus vem, mesmo que estejamos dominados pelo medo. A Palavra de Jesus brota naquela ambiente para conceder-lhes paz! Paz, não apenas para um deles, mas para todos, de modo que o medo seja rompido.


A. M. Cunha

UM TESTEMUNHO SOBRE A EDITORA DOS CLÁSSICOS

“Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Conforme está escrito na profecia de Isaías: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o teu caminho; voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas; apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados. Saíam a ter com ele toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém; e confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.”
Marcos 1:1-5

A igreja carece de um recomeço. De um novo princípio. Não que o princípio tenha envelhecido. O princípio é sempre novo. A igreja, por se afastar dele, é que envelheceu. É necessário um retorno ao princípio. O caminho precisa ser novamente preparado, o clamor precisa ecoar no deserto. É preciso clamar: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.”

Os clássicos cumprem este papel e a Editora dos Clássicos tem sido este canal. Digo por mim. Oh! Como tenho desfrutado das profundezas do amado de minha alma por intermédio da farta literatura que tenho lido! A fonte é o Senhor, o papel é cumprido pelos clássicos e o canal, em grande medida, tem sido esta editora. A partir dos títulos dos livros editados por esta editora apresento as seguintes considerações, que me parecem úteis, para nosso aprimoramento espiritual:

A cruz é o caminho para o reino, de tal forma que a necessidade do mundo seja suprida pelo testemunho do Senhor. Que possamos entoar o cântico dos cânticos e contemplar em humildade a beleza da santidade. As verdadeiras profecias e o Espírito de sabedoria e revelação farão com que não amemos o mundo. Assim, descobriremos o segredo da bênção espiritual de forma a desfrutarmos de uma vida cristã equilibrada. Nesta época de guerra contra os santos e de poder latente da alma, não podemos ver a obra de Deus como obsessão, mas como realidade espiritual. O homem que Deus usa é aquele que vive no Corpo de Cristo, a realidade. Devemos desfrutar de uma mesa no deserto e aguardar com temor o duplo chamamento e compreender o ministério da Palavra de Deus.

Que possamos aprender, no Espírito de Cristo, como criar nossos filhos para Deus e assim aprendermos a obter poder espiritual de tal modo que juntos experimentemos as primícias e a colheita. Nosso grande desafio é, portanto, descobrirmos e experimentarmos a direção de Deus para o homem.

A Editora dos Clássicos tem oferecido alimento sólido, demonstrando que somos uma casa espiritual e uma casa de oração. Portanto, devemos estar com Cristo na escola da oração e na escola da obediência para desfrutarmos da autoridade espiritual, praticando nosso ministério espiritual com responsabilidade espiritual, de modo que nos movamos, pela visão celestial, para uma submissão espiritual. O caminho para uma vida cheia do Espírito Santo é a vida em um plano mais alto.
Cristo seja com todos.


A. M. Cunha