terça-feira, 25 de novembro de 2014

(30) Frutos da Palavra – A Ascensão da alma

Oração
Querido Jesus, abra o meus olhos para que eu perceba que minas angústias não podem impedir-me de clamar a Ti. Afasta de mim a tentação de olhar para longe de Ti à procura de socorro. Alegra o meu coração levantando outros discípulos que me desafiem a estar em Tua Casa. Dá-me o discernimento de que preciso olhar para Ti como único socorro para minha alma.

Textos sementes
“Na minha angústia, clamo ao Senhor, e ele me ouve.”
Salmo 120:1
“Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?”
Salmo 121:1
“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.
Salmo 122:1
“A ti, que habitas nos céus, elevo os olhos!”
Salmo 123:1

Comentário
Existe uma série de Salmos chamados de “Cânticos dos Degraus” ou “Salmos de Romagem”. Refiro-me aos Salmos de 120 a 134. Os primeiros versículos dos Salmos 120, 121, 122 e 123 possuem um importante ensinamento espiritual para as nossas vidas. Na verdade, parecem sinalizar para a existência de uma escada a ser subida pelos filhos de Deus: Uma verdadeira ascensão da alma em sua busca por Deus!

Em sua peregrinação neste mundo, o filho de Deus pode ser assolado por cruéis angústias que podem até embotar sua percepção espiritual.

O Salmo 120:1, por exemplo, demonstra o peregrino envolto numa angústia tão peculiar e intensa a ponto de ser denominada de “minha angústia”. O ponto alto desta revelação é o fato de que, mesmo acometido por tão singular angústia, o peregrino pode clamar ao Senhor, e não apenas isso, sua alma está convicta do fato de que o Senhor o ouve.

O Salmo 121:1 demonstra uma condição que muitas vezes pode acometer o discípulo peregrino: o embotamento de sua percepção espiritual. Observe o que anuncia o texto sagrado: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?”. O peregrino não afirma que o socorro virá dos montes. Na verdade, ele está em dúvida e, portanto, pergunta: “de onde me virá o socorro?”. Graças a Deus, porém, que o mesmo peregrino que se encontra com sua percepção espiritual embotada, é o mesmo que clama, conforme vemos no Salmo 120:1.

Por sua vez, o Salmo 122:1 anuncia a importância da vida comunitária do povo de Deus. O texto deixa evidente o fato de que outros peregrinos se aproximaram do peregrino angustiado e o convidaram a começar sua caminhada rumo à Casa do Senhor. Este convite fez a alma peregrina alegrar-se, apesar da angústia que o acometia! Existe um poder curativo na vida comunitária do povo de Deus. Esta cura, que atinge o embotamento espiritual que acometia a alma peregrina, pode ser vista no Salmo 123:1, quando podemos perceber que o peregrino já não olha mais para os montes, já não possui mais dúvidas. Ao contrário, ele afirma o seguinte: “A ti, que habitas nos céus, elevo os olhos!”.


A. M. Cunha

Nenhum comentário: