sábado, 21 de novembro de 2015

SEMENTES DA PALAVRA [02]

“Disse Deus: haja luz. E houve luz. Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.”
Gênesis 1.3-4

Breve análise:
O texto bíblico parece sugerir ter havido um período de silêncio entre o ato criador e o surgimento da luz. Porém, o silêncio foi quebrado com a vibrante voz divina: “Haja Luz.”. A luz surgiu como bálsamo em meio às trevas que insistiam em reinar. O “falar divino” pôs fim ao “silêncio das trevas”!

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Quando tenho oportunidade de quebrar um período de silêncio, tenho sido criterioso na escolha das palavras a serem pronunciadas? O conteúdo do meu falar ecoa como bálsamo sobre aqueles que me ouvem?

Oração:
Querido Deus, o Teu falar é amoroso, precioso e balsâmico! Que as palavras da minha boca sejam sempre agradáveis e boas para a necessária edificação daqueles que me ouvem.
A. M. Cunha

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

SEMENTES DA PALAVRA [01]

“No princípio criou Deus os céus e a terra.”
Gênesis 1.1

Breve análise:
Esta porção das Escrituras descreve, não apenas a criação de Deus, mas a ordem deste ato criador. Observe o que se diz: “... os céus e a terra ...”. Esta é a ordem: [1] Os céus; e [2] A terra. A ordem aqui descrita é um poderoso indicativo das prioridades divinas: O céu, sempre o céu, em primeiro lugar! São de Cristo as seguintes palavras: “buscai primeiro o seu reino e a sua justiça” [Mateus 6.33].

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
O modo como administro e preencho o meu tempo tem sido uma evidência de que tenho priorizado o Reino de Deus em minha vida? Minhas palavras e atitudes têm seguido a mesma ordem da criação divina: primeiro o céu, depois a terra? Tenho compartilhado com outras pessoas a necessidade de buscarem primeiro o Reino de Deus?

Oração:
Amado Deus, suplico a Ti que preenchas o meu coração com as prioridades do Teu Reino! Faça-me entender que quanto mais eu priorize o Teu Reino, tanto mais Tu serás honrado em mim!

A. M. Cunha

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (42)

Versículo:
“Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu aposento.”
Joel 2.16
Breve análise:
As reuniões do povo de Deus devem ser vistas como um convite à conversão. Este é o chamamento de Joel 2.12: “Convertei-vos a mim de todo o vosso coração”. O texto de Joel 2.16 nos diz quem é chamado para as reuniões do povo de Deus: “os anciãos [...] os filhinhos e os que mamam [...] o noivo [...] e a noiva”. Observemos que todos são chamados à reunião do povo de Deus, pois todos carecem de conversão, diária conversão!

Leitura sugerida: Joel 2.1-32

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
A reunião do povo de Deus, qualquer que seja, deve ser compreendida como um convite para minha conversão. Sou hoje minha melhor versão espiritual?

Oração:
Querido Espírito Santo, faça-me compreender que as reuniões do povo de Deus são uma rica oportunidade para que eu experimente uma conversão ainda mais intensa em minha vida. Ajuda-me a construir um aprimoramento em minha vida cristã, de modo que o Senhor faça da minha vida hoje minha melhor versão espiritual.
A. M. Cunha

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (41)

Versículo:
“Que variedade, Senhor, nas tuas obras! Todas com sabedoria as fizeste; cheia está a terra das tuas riquezas.”
Salmo 104.24

Breve análise:
É impressionante ver como o universo revela a sabedoria de Deus! A terra, como parte integrante do universo, está repleta desta sabedoria que pode ser vista e apreciada em toda a criação de Deus. Cristo é o autor das seguintes palavras que constituem, a um só tempo, mandamento e aconselhamento: “Observai as aves do céu [...] Considerai como crescem os lírios do campo” (Mateus 6.26 e 28).

Leitura sugerida: Salmo 104.1-35

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Nesta época de correria e agitação, devo empreender uma jornada um pouco mais dedicada à contemplação da natureza! Quanto tempo faz que não tenho cuidadosamente observado as aves do céu? Qual foi a última vez que acompanhei mais de perto como é que se dá o crescimento de uma árvore?

Oração:
Deus, uma especial forma de honrar-Te é a contemplação da natureza! Dá-me, ó Deus, disposição para desacelerar o meu coração, nestes tempos de agitação e correria, para dedicar-me um pouco mais à contemplação da natureza.
A. M. Cunha

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

ENCONTROS – LEITURA BÍBLICA E ORAÇÃO (40)

Versículo:
“O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, nele fui socorrido; por isso, o meu coração exulta, e com o meu cântico o louvarei.”
Salmo 28.7
Breve análise:
Força e escudo são duas importantes palavras, pois apontam para duas realidades espirituais: [1] O servo de Deus não pode ficar inerte em sua vida espiritual, pois Deus é a força do Seu servo exatamente para que este servo possa agir; e [2] O Senhor, por ser um poderoso escudo, é a verdadeira segurança do Seu servo que, por este motivo, sente-se protegido em Deus.

Leitura sugerida: Salmo 28.1-9

Deixando-se ser lido pela Escritura Sagrada:
Se o Senhor não for a minha força, a inércia será uma forte tendência em minha vida espiritual. Se eu não me refugiar em Deus, jamais estarei em segurança.

Oração:
Amado Deus, que eu não encontre segurança em ninguém além de Ti. Que a minha alma O receba como minha força e que assim toda inércia seja arrancada de minha vida espiritual.


A. M. Cunha