segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A ARCA, NOSSO PORTO SEGURO

Gênesis 7:7 constitui uma rica narrativa bíblica. O texto diz: "Por causa das águas do dilúvio, entrou Noé na arca, ele com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos". Valiosas lições podem ser extraídas desta singular narrativa. A Arca não foi construída apenas para Noé. Aquela era uma Arca Familiar. Uma figura maravilhosa da igreja – a igreja família que o Senhor edifica ao longo da história.
No entanto, focalizemos apenas a expressão: “entrou Noé na arca”. De acordo com o ponto de vista que adotemos, este pode ser o fim ou o início de uma história. Seguramente, ao entrar na arca, Noé inaugurava um novo começo para a sua vida. Mas se encararmos esta entrada como um fim, somos conduzidos a um conjunto de episódios que ocorreram antes desta entrada. Este é o nosso foco de hoje: Os episódios que antecederam a entrada de Noé na arca. Vejamos, resumidamente, quais foram estes episódios:

[1] Deus revelou sua vontade histórica: Deus disse: “Resolvi dar cabo de toda carne” (Gênesis 6:13). Algo surpreendente ocorre neste texto. Deus não apenas revela sua vontade histórica, ele revela a razão de ser de Sua vontade histórica. Eis a revelação divina: “porque a terra está cheia da violência dos homens” (Gênesis 6:13). Sempre que a vontade de Deus é revelada, Ele aquieta o coração humano revelando os motivos pelos quais Sua vontade surgiu.

[2] Deus revelou o caminho a ser percorrido pelo homem para o cumprimento de Sua vontade: Após revelar Sua vontade ao homem, Deus revela o caminho a ser percorrido para o cumprimento de sua vontade. O Senhor diz: “Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora” (Gênesis 6:14). O Senhor diz que o caminho para o cumprimento de Sua vontade é a construção de uma arca.

[3] Deus revelou o papel do homem para o cumprimento de Sua vontade: O homem é elevado à condição de construtor, tornando-se, desta forma, parceiro de Deus no cumprimento de Sua vontade. Este é o papel a ser exercido pelo homem quando o assunto é a vontade de Deus. Por isso o Senhor diz: “Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e tua mulher, e as mulheres de teus filhos” (Gênesis 6:18).

É interessante notar o potencial interior para a obediência que Noé possuía. A Bíblia diz: “Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara” (Gênesis 6.22). Em decorrência de sua obediência, quando o dilúvio chegou Noé tinha um lugar seguro para entrar, não apenas sozinho, mas com toda a sua família.

Um grande princípio que extraímos desta narrativa bíblica é: Noé construiu a Arca, por isso ele tinha para onde correr quando o dilúvio chegou! Nossa vida é uma constante corrida. Se formos bons construtores, sempre teremos para onde correr. De um lado, Cristo é nossa arca, não precisamos construí-lo, pois Ele é o edificador de Sua igreja. De outro, cooperamos com Ele para edificarmos um porto seguro para a nossa vida. Cristo é nossa Arca Eterna e nosso porto seguro. Um dia, nosso Senhor se levantará no barco da vida e acalmará toda a tempestade.
Em Cristo.
A. M. Cunha