sábado, 28 de agosto de 2010

O CAMINHO DA CONQUISTA


TEMA: O CAMINHO DA CONQUISTA
TEXTO: João 19.39; II Coríntios 2.15-16 e Filipenses 3.12

“Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus.” (Filipenses 3:12)

Nicodemos tem um significado muito interessante. Significa “conquistador do povo”. (Nikos significa conquista e demos significa povo). Biblicamente, conquistar implica crescimento de vida, perseverança, persistência, determinação. Paulo nos diz: “prossigo para conquistar”.

Com a trajetória de Nicodemos aprenderemos o caminho da conquista. Nicodemos é mencionado em três diferentes circunstâncias no evangelho de João.

Façamos uma pequena pausa aqui: O número 3 – Aparece 467 vezes na Bíblia. Este é um número muito rico e muito importante na Bíblia. Vejamos algumas ocasiões em que este número aparece na Bíblia:

1.      QUANTO À COMPOSIÇÃO DO HOMEM: Espírito, alma e corpo
2.      SALVAÇÃO DO HOMEM: Justificação, santificação e glorificação
3.      DEUS: Pai, Filho e Espírito Santo.
4.      DESTINATÁRIOS DA MENSAGEM DE JOÃO: Filhos, jovens e Pais
5.      ORAÇÃO: O que pede, o que busca, o que bate
6.      NAÇÃO DE ISRAEL: Fora do Egito, no deserto e em Canaã
7.      COISAS QUE PERMANECEM: A fé, a esperança e o amor
8.      NOSSA ENTREGA PARA DEUS: Sacrifício vivo, santo e agradável
9.      NOSSA UNIÃO COM DEUS: servo, amigo, irmão
10. QUANTO À PESSOA DE JESUS: O caminho, a verdade e a vida
11. QUANTO À ADORAÇÃO: Santo, santo, santo
12. QUANTO À DIVINDADE DE JESUS: Aquele que é, que era e que há de vir
13. DEUS E AO NOSSO ANDAR: Deus é amor – Devemos andar em amor; Deus é luz – Devemos andar na luz e Deus é espírito – Devemos andar em espírito
14. QUANTO AO TABERNÁCULO: Átrio, o lugar santo e o Santo dos Santos
15. QUANTO AOS INIMIGOS DO HOMEM: O mundo, a carne e o diabo
16. QUANTO AO CHAMADO DE SAMUEL: Samuel, Samuel. Três vezes chamado.
17. JESUS NO GETSÊMANI: Na angústia do Getsêmani: Jesus orou três vezes.
18. QUANTO AO RIO JORDÃO: O Jordão foi divido três vezes. 1) Josué 3:15-16: Para conquistar Jericó; 2) II Reis 2:8: Para concluir o Ministério de Elias; 3) II Reis 2:14: Para começar o Ministério de Eliseu.

Nicodemos aparece em três ocasiões muito significativas. Vejamos em que momento cada uma destas aparições de Nicodemos ocorre na Palavra de Deus. Sua menção na Bíblia ocorre em três momentos do dia: no início do dia, no meio do dia e no fim do dia.

I – PRIMEIRO: PARA ENCONTRAR-SE COM CRISTO – SALVAÇÃO – conhecer a Cristo.

“Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.” (João 3:1-2)
ISTO ACONTECEU NO INÍCIO DO DIA

II – SEGUNDO: PARA DEFENDER A CRISTO – O CRESCIMENTO NA PALAVRA - conhecer a Palavra.
“Corria já em meio a festa, e Jesus subiu ao templo e ensinava. (...) Nicodemos um deles, que antes fora ter com Jesus, perguntou-lhes: Acaso, a nossa lei julga um homem, sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez?” (João 7:14, 50-51)
ISTO ACONTECEU NO MEIO DO DIA

III – TERCEIRO: PARA PERFUMAR O CORPO DE CRISTO - A EDIFICAÇÃO – conhecer a igreja.
“Era o dia da preparação, e começava o sábado.” (Lucas 23:54)
“Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, ainda que ocultamente pelo receio que tinha dos judeus, rogou a Pilatos lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. Pilatos lho permitiu. Então, foi José de Arimatéia e retirou o corpo de Jesus. E também Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus à noite, foi, levando cerca de cem libras de um composto de mirra e aloés." (João 19:38-39)

ISTO ACONTECEU NO FIM DO DIA

terça-feira, 24 de agosto de 2010

UMA DESCOBERTA SOBRE A ORAÇÃO


“Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia dá-nos hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!”
Mateus 6.9-13

Recentemente descobri algo maravilhoso acerca da oração. Em Mateus 6.9-13 vemos o maravilhoso ensino de Jesus sobre a oração. É o que eu denomino de oração dos filhos. Muitos a chamam de oração do Pai Nosso. Prefiro chamá-la de oração dos filhos. Aquela oração é um resumo da vida de Cristo.
Veja como isso é maravilhoso!

Santificado seja o teu nome!
Jesus viveu sempre santificando o nome do Pai. Em tudo Ele santificou o nome do Pai. Ele viveu um modo de vida tão parecido com a vida do Pai que chegou a dizer: “Quem me vê a mim vê o Pai.” (João 14.9). Ele também disse: “Eu e o Pai somos um” (João 10.30). Em tudo Jesus santificou o nome do Pai. Ele o honrou tanto que chegou a dizer: “Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer o Filho também semelhantemente o faz.” (João 5.19). Jesus disse que as obras que Ele fazia eram realizadas em nome do Pai: “As obras que eu faço em nome de meu Pai testificam a meu respeito.” (João 10.25). Vejam como Jesus honrava ao Pai! Ele disse: “Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.” (João 10.29). Em todas as coisas Jesus santificou o nome do Pai. Esta oração é a história da vida de Jesus!

Seja feita a Tua vontade.
Oh! Cristo fez a vontade do Pai! Suas palavras e seus feitos honraram a vontade do Pai. Ele disse: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.” (João 4.34). Ele se sujeitou à vontade do Pai, por isso Ele disse: “Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.” (Mateus 26.42). Qual o critério que Ele usou para identificar alguém como seu irmão? Foi o critério de fazer a vontade do Pai. Vejam suas palavras: “Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão” (Mateus 12.50). Jesus assim descreveu a vontade do Pai: “De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna” (João 6.40). Em todas as coisas Jesus honrou a vontade do Pai e procurou torná-la real no mundo dos homens. Esta oração é um resumo da Sua preciosa vida!

Venha o Teu reino.
Sua mensagem começou anunciando que o Reino estava próximo e por isso os homens precisavam de arrependimento (Mateus 4.17). Vejam suas palavras: “sabei que está próximo o reino de Deus.” (Lucas 21.31). Quanto à forma de entrar no reino de Deus Jesus deixou a seguinte recomendação: “Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” (João 3.3). Muitos esperavam o reino de Deus com aparência física, mas Jesus disse: “Não vem o reino de Deus com visível aparência.” (Lucas 17.20). Ele mesmo explicou o porquê: “Porque o reino de Deus está dentro de vós.” (Lucas 17.21). A mensagem que seus discípulos deveriam pregar era o reino de Deus. Jesus disse: “Também os enviou a pregar o reino de Deus.” (Lucas 9.2). Oh! Jesus preocupou-se com a vinda do Reino de Deus! Esta oração é um resumo da vida de Cristo!

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.
Jesus, durante toda a sua vida, perdoou. Ao paralítico em Cafarnaum que foi carregado por quatro amigos, Jesus disse: “Filho, os teus pecados estão perdoados.” (Marcos 2.5). À mulher que ungiu os seus pés Jesus disse: “Perdoados são os teus pecados .”(Lucas 7.48). Quanto ao relacionamento entre os irmãos Ele falou: “Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe.” (Lucas 17.3). Até mesmo na cruz, no esgotar de Suas forças, Ele liberou uma palavra de perdão, dizendo: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.” (Lucas 23.34). Oh! Jesus viveu Sua vida perdoando. Esta oração é um resumo da vida de Jesus!

Então, cheguei a uma conclusão: Oração não é apenas um diálogo com Deus. A oração é uma história de vida.
Senhor, que minha vida seja uma oração a Ti! Sempre e sempre!

O caminho do crescimento passa por três pontos:
a) Conhecer Cristo! É preciso nascer de novo;
b) Conhecer a Palavra de Deus! É preciso mergulhar no conhecimento da Palavra de Deus, pois Ela é nosso referencial de vida cristã;
c) Conhecer a Igreja! Devemos conhecer a igreja. Conhecer o seu funcionamento, conhecer a sua vida, conhecer o seu dinamismo. Precisamos conhecer a igreja.

Que o Senhor abençoe o seu povo.

Em Cristo.