sexta-feira, 3 de março de 2017

DÉCIMA SEÇÃO – SALMO 119:74

Salmo 119:74 – “Alegraram-se os que te temem quando me viram, porque na tua palavra tenho esperado.” Uma vida de piedade é uma fonte de alegria para os que temem ao Senhor! O salmista declara que os piedosos hão de se alegrar tão logo percebam como ele tem esperado na Palavra de Deus, pois o salmista seria um testemunho verdadeiro, uma irrefutável prova de que Deus não abandona aqueles que lhe são fiéis. Os soberbos zombam da alma piedosa, mas os que temem ao Senhor alegram-se com os atos piedosos! Para que esta alegria aconteça, é altamente necessário que a alma piedosa tenha comunhão com aqueles que temem ao Senhor!

A. M. Cunha

quarta-feira, 1 de março de 2017

DÉCIMA SEÇÃO – SALMO 119:73

Salmo 119:73 – “As tuas mãos me fizeram e me afeiçoaram; ensina-me para que aprenda os teus mandamentos.” O salmista inicia este Salmo declarando que Deus é o seu criador. Para isso ele se utiliza de dois vocábulos para descrever o ato por meio do qual Deus o criou: “fizeram” e “afeiçoaram”. [1] O vocábulo hebraico traduzido por “fizeram” é עָשָׂה [`asah], cujo sentido é fazer, manufaturar, realizar e fabricar. [2] O vocábulo traduzido por “afeiçoaram” vem do hebraico כּוּן [kuwn], que significa ser firme, ser estável, ser ou estar estabelecido e ser fixado. Neste sentido, o salmista parece sugerir que o ato por meio do qual Deus criou o homem foi realizado em duas etapas: A primeira pode ser resumida na palavra “fazer” e a segunda, na palavra “fixar”. Isto muito se assemelha com o que está escrito em Gênesis 2.7, que nos diz: “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” Aqui se pode ver claramente a criação do homem em duas etapas: Primeiro, “formar o homem” e depois, “soprar nas narinas”. Somente após esta dupla ação é que surge o que se denominou de “alma vivente”. O salmista conclui este Salmo declarando que Deus é capaz de dar entendimento aos homens para que estes aprendam os Seus mandamentos. Ele parece partir da seguinte premissa: Uma vez tendo sido Deus o criador da humanidade, é Ele exatamente quem melhor a conhece. Assim, por conhecê-la tão bem, Deus é quem melhor poderá ensiná-la a andar nos Seus mandamentos!

A. M. Cunha

NONA SEÇÃO – SALMO 119:72

Salmo 119:72 – “Para mim vale mais a lei que procede de tua boca do que milhares de ouro ou de prata.” Aquele que é dirigido pelo Espírito Santo, quando enfrenta a escola da aflição, compreenderá que a Palavra do Senhor é o seu mais valioso tesouro para enfrentar os momentos de angústia! Assim como a palavra do homem tem sua origem no coração humano, “porque a boca fala do que está cheio o coração” [Lucas 6.45], de igual modo, a Palavra de Deus tem Sua origem no coração de Deus! E é exatamente Sua origem que determina o valor da Palavra de Deus! Aquilo que é tido pelos homens como valioso, como por exemplo, “milhares de ouro ou de prata”, não pode sequer ser comparado com o inestimável valor da Palavra de Deus! O homem que, em espírito e em verdade, tem acesso à Palavra de Deus, tem igualmente acesso ao próprio coração divino!
A. M. Cunha