segunda-feira, 4 de julho de 2016

NOSSO CHAMADO É PARA O OUTRO, NÃO PARA NÓS MESMOS

“Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra [...] e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.”
Gênesis 12:1-3

Abrão deparou-se com um surpreendente chamado. Ele não foi chamado para si mesmo, mas para o outro. A relevância de sua vida e o cumprimento do seu chamado estavam diretamente ligados com “todas as famílias da terra”! Sim, ele foi chamado para o outro, não para si mesmo! O chamado de Abrão é o nosso chamado. Por isso, a vida espiritual requer do cristão uma conduta relevante, de tal modo que na esfera dos seus relacionamentos esteja sempre presente a missão de fazer da vida do outro uma vida melhor.
A. M. Cunha

domingo, 3 de julho de 2016

A QUIETUDE DA ALMA DEPENDENTE

“Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação.”
Salmo 62:1

Neste Salmo, o salmista percebe-se a si mesmo como “alma dependente”. Neste primeiro versículo, a “alma dependente” promove um diálogo consigo mesma, sempre estando focada naquele de quem é dependente. Três aspectos caracterizam a alma dependente:


1) Uma declaração de exclusividade;
2) Uma conduta de quietude; e
3) uma convicta expectativa.



A alma dependente não se esquiva de anunciar para si mesma sua todo-dependência para com o seu Senhor. Ela declara “Somente em Deus”. Sua existência possui um centro gravitacional: Deus! Esta é a declaração proferida por esta alma que atesta a exclusividade de Deus em sua existência.
Tendo por foco o seu Senhor, a alma dependente, cônscia do poder do seu exclusivo Deus, assume para si uma conduta de quietude. Ela espera silenciosa em Deus. O silêncio diante de Deus é mais eloquente e mais harmonioso do que qualquer sinfonia acústica. Aquietar-se diante de Deus é uma veemente declaração de confiança.
O fundamento desta confiança é a expectativa de que a salvação vem do Senhor. A alma dependente está convicta desta realidade, pois ela declara para si: “dele vem a minha salvação.”.
A. M. Cunha
Extraído dos comentários de A. M. Cunha na Olive Tree Bible.