domingo, 2 de outubro de 2022

EVANGELHO SEGUNDO MARCOS - CAPÍTULO 7

O que pode contaminar o homem? O capítulo 7 do Evangelho Segundo Marcos oferece-nos uma resposta muito interessante, pois Jesus afirma em Marcos 7:15, que nada “há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar”! Obviamente Jesus não estava falando em termos fisiológicos, pois sabemos, evidentemente, que o homem pode ser contaminado quando microrganismos [bactérias, fungos, leveduras, vírus, entre outros], entram em contato com seu organismo.

A contaminação anunciada por Jesus, contudo, não é aquela decorrente do que entra no homem, mas a que é decorrente daquilo que sai do homem, pois, de acordo com Jesus, o “que sai do homem, isso é o que o contamina” [Marcos 7:20]. Para que não restem dúvidas sobre o que contamina o homem, Jesus oferece o seguinte diagnóstico: “O que sai do homem é que o torna impuro. Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios, as cobiças, as maldades, o engano, a devassidão, a inveja, a calúnia, a arrogância e a insensatez. Todos esses males vêm de dentro e tornam o homem impuro.[Marcos 7:20-23]!

Tal diagnóstico parece ser implacavelmente a sentença final de todo homem. Porém, as Sagradas Escrituras fazem ecoar a Sua potente voz para anunciar uma gloriosa promessa: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra” [Ezequiel 36:26]! Nada pode conceder uma transformação tão radical; senão, um profundo encontro com Deus, conforme nos diz a Escritura: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” [Jeremias 29:13]! Busquemos, pois, a Deus, pois somente Nele será possível receber um novo coração!

A. M. Cunha