quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

(28) Conexões bíblicas – Procura conhecer o estado das tuas ovelhas.

Comentário
Uma significativa parte da narrativa das Escrituras destina-se a estabelecer diretrizes quanto ao cuidado que se deve ter para com os rebanhos. O povo de Deus reunido é tido como um rebanho que pertence ao Senhor. Deus, no entanto, conferiu a determinadas pessoas a atribuição de apascentarem o Seu rebanho. Percebendo que muitos poderiam desviar-se no exercício desta tarefa, o texto sagrado, com veemência, coíbe o auto apascentar, nos seguintes termos: “Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos!” (Ezequiel 34:2). A esta exortação acrescenta-se a seguinte indagação: “Não apascentarão os pastores as ovelhas?”. O foco da atividade pastoral é a ovelha. Pensando nisto é que a Bíblia transmite aos pastores a seguinte orientação: “Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos,” (Provérbios 27:23). Conhecer e cuidar são duas importantes palavras que não devem ser uma raridade entre aqueles que são chamados ao exercício do ministério pastoral. Conhecer requer aproximação e cuidar requer entrega, compromisso, cumprindo assim o que o apóstolo Paulo nos deixou como legado em I Tessalonicenses 2:8, ao relatar o seguinte quanto ao seu ministério pastoral: “assim, querendo-vos muito, estávamos prontos a oferecer-vos não somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a própria vida; por isso que vos tornastes muito amados de nós.”. Um exemplo vívido desta entrega pode ser visto, e deve ser seguido, na pessoa de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele afirma o seguinte: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.” (João 10:11). Ele é a referência de bondade na prática do ministério pastoral, por isso os pastores devem segui-Lo de perto. Do contrário, correm o risco de, apascentando a si mesmos, deixarem o rebanho esquecido.

Textos conexos
“Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?”
Ezequiel 34:2

“Procura conhecer o estado das tuas ovelhas e cuida dos teus rebanhos,”
Provérbios 27:23

“Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.”
João 10:11
A. M. Cunha

Gravura extraída de: https://mscamp.files.wordpress.com/2010/10/pastor.jpg.

Nenhum comentário: