terça-feira, 30 de dezembro de 2014

(26) Conexões bíblicas – Filho meu, dá-me o teu coração.

Comentário
Num dos livros da poesia bíblica, o pai suplica ao filho que lhe dê algo: o seu coração (Provérbios 23:26). Este pedido é um vislumbre do pedido que Deus faz aos Seus filhos. Entre tantas ofertas possíveis de serem entregues ao Supremo Criador, Ele, figuradamente, ergue a Sua voz para solicitar o coração humano!
Como pode o coração ser útil como oferta ao Senhor? A Escritura afirma o enganoso caráter do coração, bem como sua acentuada tendência à corrupção (Jeremias 17:9). O diagnóstico de Cristo a seu respeito não é diferente. Ele afirma que “de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.”  (Marcos 7:21-23).
No entanto, nada escapa ao poder transformador de Deus, nem mesmo o coração! O profeta Ezequiel nos oferece um vislumbre da transformação a que pode ser submetido o coração ao afirmar o seguinte: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo” (Ezequiel 36:26). Uma vez transformado, o coração torna o homem bom. Noutro giro, sem experimentar tal transformação o coração revela quão mau é o homem que o possui. Esta diferenciação fica evidente nas seguintes palavras de Jesus: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Lucas 6:45).
Por que o Senhor solicita que lhe ofertemos o nosso coração? É porque em suas mãos o coração será bem conduzido. Diz-nos a Escritura: “Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.” (II Tessalonicenses 3:5)! O coração em Cristo tem uma jornada feliz e segura: Ele é conduzido ao amor de Deus e à constância de Cristo!

Textos conexos
“Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.”
Provérbios 23:26

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”
Jeremias 17:9

“Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.”
Ezequiel 36:26-27

“O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.”
Lucas 6:45

“Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.”
II Tessalonicenses 3:5

“Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.”
Marcos 7:21-23
A. M. Cunha

Gravura extraída de: http://www.30giorni.it/articoli_id_710_l6.htm.

Nenhum comentário: