terça-feira, 30 de dezembro de 2014

(2) Crescimento em graça – Quem confia em Deus frequentemente clama a Ele.

“Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.(Lucas 2:52).

Ensinamento
Quando mantemos firme o propósito de verdadeiramente confiarmos em Deus somos introduzidos numa atmosfera de paz. O Senhor detém o poder de conservar a nossa alma neste estado de paz. A Escritura demonstra que todo aquele que teme o Senhor adquire a aptidão de confiar nele (Salmo 115:11). A confiança no Senhor é fruto da percepção de que Ele é amparo e escudo (Salmo 115:11). É impressionante como torna-se espiritualmente estável todo aquele que confia no Senhor! Disto nos dá conta o Salmo 125:1 que nos diz: “Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre”.
Como saber se confiamos em Deus? Os versículos 4 e 5 do Salmo 22 nos oferece uma importante sinalização a este respeito, ao revelarem o seguinte: “Nossos pais confiaram em ti; confiaram, e os livraste. A ti clamaram e se livraram; confiaram em ti e não foram confundidos.”. O versículo 4 conecta a confiança ao livramento, ao passo que o versículo 5 faz uma conexão entre o clamor e o livramento. A isto chamamos de paralelismo da poesia hebraica. Isto nos autoriza a afirmar o seguinte: Quem confia clama para aquele que é alvo de sua confiança, porque sabe que nele obterá livramento. De uma forma resumida, sabemos que confiamos em Deus quando constantemente a Ele clamamos, sabendo que somente nele teremos o livramento. Para saber se confiamos em Deus, devemos responder à seguinte pergunta: A quem recorremos com frequência quando enfrentamos momentos de dificuldade? A resposta indicará se confiamos em Deus ou na força do homem.

Desafios espirituais

1) Assuma o compromisso de recorrer a Deus antes de tomar qualquer decisão. Adquira o hábito de orar com frequência pedindo a ajuda de Deus para cada situação que você enfrentar no seu dia;
2)  Localize o maior número de textos bíblicos que falem sobre confiança em Deus. Leia-os atentamente e procure descobrir o maior número possível de princípios espirituais sobre a confiança em Deus.

Texto bíblico
“Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.
Isaías 26:3
A. M. Cunha

Gravura extraída de: https://www.tumblr.com/search/prostrado.

Nenhum comentário: