domingo, 28 de dezembro de 2014

(24) Conexões Bíblicas – Andar com Deus fazendo-o conhecido.

Comentário
A Bíblia diz que Enoque andou com Deus. Este andar foi tão profundo que “Deus o tomou para si.” (Gênesis 5:24). Isto significa que Enoque foi transportado para a presença de Deus.
O Novo Testamento de que Filipe era um homem muito especial, pois ele também andava com Deus. Sua jornada era pautada por revelações do Espírito Santo que, à medida que caminhava, anunciava-lhe a coisas que haviam de acontecer. Cumpria-se assim, na vida de Filipe, a anúncio profético de Jesus: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” (João 16:13). A Escritura nos apresenta o seguinte vislumbre deste “andar com Deus” na vida de Filipe:
1) Um ano lhe disse: “Dispõe-te e vai para o lado do Sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza; este se acha deserto. Ele se levantou e foi.” (Atos 8:26). Num ato de obediência, Filipe levantou-se e foi, pois sabia que o Espírito de Deus estava anunciando coisas que haviam de acontecer.
2) Quando chegou ao lugar indicado pelo anjo do Senhor, Filipe viu “um etíope, eunuco, alto oficial de Candace, rainha dos etíopes” (Atos 8:27). Ele nada fez, senão apenas observar, até que o Espírito Santo lhe disse: “Aproxima-te desse carro e acompanha-o” (Atos 8:29). Filipe, novamente num ato de obediência, correu, aproximando-se o suficiente para ouvir o que o eunuco estava lendo. Desta aproximação deu-se o transformador diálogo contido em Atos 8:30-38, em decorrência do qual o eunuco experimentou uma poderosa transformação em sua vida. A essência deste pode ser resumida na seguinte expressão “Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou- lhe a Jesus.” (Atos 8:35).
3) Após o diálogo e o batismo do eunuco, diz-nos a Escritura o seguinte: “Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo.” (Atos 8:39). Milagrosamente Filipe fora transportado, por modo unicamente espiritual, para um lugar chamado Azoto, “e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.” (Atos 8:40), continuando sua jornada espiritual.
Filipe era, portanto, um homem que andava com Deus. Por estar na presença de Deus, Deus o transportou de um lugar para outro, para que ele continuasse sua jornada espiritual de anunciar o reino de Deus.

Textos conexos
“Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.”
Gênesis 5:24
“Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo.”
Atos 8:39
A. M. Cunha

Gravura extraída de: http://www.artehistoria.com/v2/obras/122.htm.

Nenhum comentário: