segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

O PODER DE COOPERAÇÃO DAS CIRCUNSTÂNCIAS


“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito”
Romanos 8:28

De acordo com essa especial passagem bíblica, um grandioso privilégio acha-se reservado para aqueles que amam a Deus: O privilégio de interpretar adequadamente as circunstâncias! Por vezes as circunstâncias embotam a percepção humana, fazendo com que aqueles que por elas são envolvidos reajam emocionalmente desequilibrados.

Porém, decorre do texto de Romanos 8:28, o fato de que é possível que aquele que ama a Deus consiga discernir o poder de cooperação que existe por trás das circunstâncias. Desse discernimento colhe-se a pérola de que as circunstâncias, todas elas, são agentes que cooperam para o bem daqueles que amam a Deus!

O vocábulo grego συνεργεω [sunergeo], traduzido como “cooperam”, assume a acepção “de trabalhar junto, ajudar no trabalho, ser parceiro no labor, juntar as forças com e, com isso, ajudar”. Assim, por mais que sejamos tentados a pensar que determinadas circunstâncias possuem apenas um poder devastador, elas, na verdade, atuam em nossa existência como poderosos agentes que cooperam para o nosso bem!
A. M. Cunha

Nenhum comentário: