quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

OS TRÊS ASPECTOS DA COMUNHÃO

Esboço de mensagem liberada aos irmãos em Brasília - SGAS Quadra 915 Sul

“Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.”
Romanos 6.4

Deus nos chama para vivermos em novidade de vida. No entanto, esta novidade somente pode ser alcançada quando vivemos em comunhão. Gostaria de enfocar os três aspectos da comunhão. Podemos experimentar a comunhão em três níveis ou aspectos: Comunhão com pessoas, comunhão por alguém e comunhão com Deus.

Estes três aspectos da comunhão são poderosos para proporcionar uma revisão de nossa vida. Se analisarmos com cuidado cada momento de comunhão que temos, compreenderemos onde nossa vida necessita de uma revisão.

COMUNHÃO COM ALGUÉM – PARTICIPAÇÃO – COMPARTILHAR

“Então, apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos perante o nosso Deus, para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e para tudo o que era nosso. Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho, porquanto já lhe havíamos dito: A boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas a sua força e a sua ira, contra todos os que o abandonam. Nós, pois, jejuamos e pedimos isto ao nosso Deus, e ele nos atendeu.”
Esdras 8.21-23

COISAS QUE A COMUNHÃO COM ALGUÉM PRODUZ:

1. Humilhação coletiva [v. 21]
2. Proteção coletiva [v. 21-22]
3. Confirmação de nossa palavra [v. 23]

COMUNHÃO POR ALGUÉM – INTERCESSÃO – REPRESENTAR

“Marta, quando soube que vinha Jesus, saiu ao seu encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa. Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se estiveras aqui, não teria morrido meu irmão. Mas também sei que, mesmo agora, tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Declarou-lhe Jesus: Teu irmão há de ressurgir. Eu sei, replicou Marta, que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? Sim, Senhor, respondeu ela, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo. Tendo dito isto, retirou-se e chamou Maria, sua irmã, e lhe disse em particular: O Mestre chegou e te chama. Ela, ouvindo isto, levantou-se depressa e foi ter com ele, pois Jesus ainda não tinha entrado na aldeia, mas permanecia onde Marta se avistara com ele. Os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo-a levantar-se depressa e sair, seguiram-na, supondo que ela ia ao túmulo para chorar. Quando Maria chegou ao lugar onde estava Jesus, ao vê-lo, lançou-se-lhe aos pés, dizendo: Senhor, se estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. Jesus, vendo-a chorar, e bem assim os judeus que a acompanhavam, agitou-se no espírito e comoveu-se.”
João 11.20-33

COISAS QUE A COMUNHÃO POR ALGUÉM PRODUZ:

1. Um diálogo com Cristo [v. 20-34]
2. Um chamamento para o serviço [v. 39]
3. O surgimento da ressurreição [v. 44]

COMUNHÃO COM DEUS – DEVOÇÃO – MEDITAR

“Então, respondeu Jó ao SENHOR: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.”
Jó 42.1-5

COISAS QUE A COMUNHÃO COM DEUS PRODUZ:

1. Reconhecimento do poder de Deus [v. 2]
2. Reconhecimento de quem nós somos: [v. 3-5]
O conteúdo de nossas palavras
O nível de nosso conhecimento


5 comentários:

Noturno disse...

Parabéns pelo seu novo blog.

arimarinho.blospot.com disse...

Obrigado Victor. Você ajudou na criação deste projeto. Interessante que você também me ajudou quando da criação de minha página da web, lembra-se? Grande Abraço.

FOTOS FLAMARION disse...

Que ele se inove a cada dia do novo ano, atingindo seu grande objetivo, que com certeza, não é difundir o autor, mas Aquele em quem ele tem crido. Serei um visitante assíduo.

Anônimo disse...

Gostei muito do Blog.Deus o abençoe, Pastor!
Abraços

SBrz disse...

Ari,

Muito interessante a sua postagem. A última mensagem que ouvi foi justamente sobre o mesmo tema, entretanto baseada em efésios 5:22-33. Em que o pregador, sabiamente, fez uma analogia da doutrina de Paulo à nossa comunhão com Deus e nossa relação de dependência à Ele. Na condição de igreja, somos a noiva do Senhor, e devemos portanto, ser-lhe submissos em tudo.
Parabéns pela belíssima explanação!
Desejo à você sucesso nesse ano que se inicia e ainda que o espaço aqui seja um instrumento para levar outros a conhecerem o poder de Deus e experimentá-lo em suas vidas.
Parabéns pela iniciativa!

Forte Abraço