sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

SEMENTES DO GÊNESIS - [6]

Disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?” [Gênesis 4.9]

Os primeiros capítulos do livro de Gênesis apresentam duas importantes perguntas: [1] A primeira delas encontra-se em Gênesis 3.9 que nos diz: “E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?”. Aqui, o Senhor procura pelo homem que, após a queda, teve seu relacionamento rompido com Deus. [2] A segunda pergunta, contida em Gênesis 4.9, é: “Onde está Abel, teu irmão?”. Se na primeira pergunta o foco era o restabelecimento da comunhão do homem com Deus, aqui, na segunda pergunta, o foco é outro, o restabelecimento da comunhão do homem com o seu semelhante! Estas duas perguntas fazem uma veemente conexão entre dois amores: O amor para com Deus e o amor para com o próximo. O evangelista João também faz essa conexão ao afirmar: “aquele que ama a Deus ame também a seu irmão” [1 João 4.21].

Sementes do Gênesis – Abençoando minha geração: Ainda hoje as duas perguntas divinas são repetidas diante de nós. Que Deus incline nosso coração a vivenciar dois amores: O amor para com Deus e o amor para com o próximo!
A. M. Cunha
#sementesdogenesis #AMCunha