domingo, 10 de dezembro de 2017

JUNTO ÀS ÁGUAS

Há um chamado de Nosso Senhor Jesus Cristo que muito me empolga. Refiro-me ao chamado de João 7.37, quando o Senhor disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba”. Jesus Cristo compara-se a Si mesmo com as águas que saciam o sedento! Quais são as implicações desta comparação para a nossa vida? Obtemos resposta a esta pergunta a partir de uma visão panorâmica das Escrituras acerca do que pode acontecer junto às águas:

[1] Quando Jacó abençoava os seus filhos com a profecia de Gênesis 49, ele destinou a José as seguintes palavras: “José é um ramo [...] junto à fonte; seus galhos se estendem sobre o muro”. Nesta profecia José é descrito como estando junto às águas e a seu respeito se diz que seus ramos se estendem sobre o muro. O muro, por mais alto que fosse, não poderia impedir o avanço dos ramos de José.
Princípio Espiritual: Os obstáculos serão superados por aquele que está junto às águas;

[2] O Salmo 1 fala sobre aqueles que temem ao Senhor e sobre os ímpios. Os que temem ao Senhor são descritos “como árvore plantada junto a corrente de águas” [Salmo 1.3]. De acordo com este Salmo, aquele que teme ao Senhor “não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores” [Salmo 1.1].
Princípio Espiritual: Aquele que está junto às águas não se deixa influenciar pelo mundo.

[3] O profeta Jeremias compara “o homem que confia no Senhor” “como a árvore plantada junto às águas” [Jeremias 17.7-8]. Prosseguindo em sua palavra profética, Jeremias afirma que aquele que teme ao Senhor “não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.” [Jeremias 17.8]. O calor excessivo interfere negativamente no processo de frutificação, mas não quanto àquela árvore que está plantada junto às águas.
Princípio Espiritual: Aquele que está junto às águas é capaz de frutificar mesmo nas condições mais adversas.

É maravilhoso perceber o que acontece junto às águas! No entanto, existe uma pergunta adicional que precisa ser respondida: Como poderá o homem manter-se junto às águas? O salmista, descrevendo seu relacionamento com o Senhor, anuncia o seguinte: “O Senhor [...] leva-me para junto das águas” [Salmo 23.1-2]. Esta é uma extraordinária revelação, pois o Senhor é quem nos conduz para perto de Si mesmo! E é junto Dele que superamos os obstáculos da vida, não nos deixamos ser influenciados pelo mundo e, por fim, frutificamos ainda que estejamos enfrentando condições adversas. Louvado seja o Senhor!
A. M. Cunha

3 comentários:

Unknown disse...

Amigo continue estou usando em meus devocionários diários .

arimarinho.blospot.com disse...

Que Deus o abençoe nos seus momentos devocionais, irmão Saulo!

Unknown disse...

Muito bom...realmente estas aguas saciam a nossa sede