quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

(48) Frutos da Palavra – Sonda-me, ó Deus!

Oração
Senhor, eis minha alma diante de Ti. Tu podes sondá-la, bem como conhecer o meu coração. Lanço-me diante de Ti para ser provado. Meus pensamentos estão postos diante de Tua face. Ajuda-me a ousadamente progredir em minha jornada espiritual, de tal modo que eu não venha a fugir da revelação do caminho mau que está oculto nas entranhas da minha alma. Que eu renuncie à condução de minha própria vida, à medida que me submeta à graça de ser conduzido por Ti.  

Texto semente
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.”
Salmo 139:23-24
Comentário
O salmista peregrinou com maestria a senda da adoração. Com tal qualificação, ele suplica que o Senhor sonde todo o seu ser, abrindo toda a sua alma para que o Senhor examine o seu coração. Ele lança a sua alma diante de uma veemente petição para ser provado, e submete os seus pensamentos ao conhecimento do Senhor. Estamos diante de uma alma anelante por Deus, que se entrega incondicionalmente diante dEle. O salmista avança em sua atitude de abertura de alma, procurando progredir para uma revelação autêntica: A revelação do caminho mau. Eis uma alma que se lança confiantemente aos pés do Senhor! Esta alma confiante não é alguém que conduz, mas alguém que é conduzido. O salmista suplica por esta condução, dizendo: “guia-me pelo caminho eterno”.

A. M. Cunha

Gravura extraída de http://www.artofeurope.com/rembrandt/rem4.htm

Nenhum comentário: