sábado, 13 de dezembro de 2014

(4) Conexões Bíblicas – A escada de Jacó era Cristo

Comentário
Em sua rota de fuga, pois Esaú queria matá-lo, Jacó saiu de Berseba em direção a Harã. Em certo lugar, tendo já se posto o sol, Jacó passou ali a noite. Uma pedra lhe serviu de travesseiro e o cansaço de sonífero, tanto que “ali mesmo” dormiu e sonhou. Em seu sonho ele viu o seguinte “uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.” (Gênesis 28:12). O sonho faz pressupor que uma atividade angelical já estava em atividade na terra, pois se diz que “os anjos de Deus subiam e desciam” pela escada.
O chamado de Natanael para o discipulado foi marcado por um poderoso encontro com o Senhor Jesus. Neste encontro o Senhor Jesus revelou coisas ocultas que diziam respeito à individualidade de Natanael (João 1:48). Tal revelação contribuiu para o desfazimento da incredulidade na vida de Natanael, de modo que este exclamou: “Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!” (João 1:49). Em seguida, o Cristo divino, aproximando-se, não apenas de Natanael, mas dos discípulos, acrescenta o seguinte: “Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.” (João 1:51). Este texto, à semelhança do contido em Gênesis 28:10-12, deixa implícita a ideia de que já existia uma atividade angelical na terra. A atividade angelical descrita em Gênesis 28:12 é similar àquela descrita em João 1:51, pois em ambas os anjos de Deus subiam e desciam. Assim, podemos detectar que a escada de Jacó era Cristo.

Textos Conexos
“Partiu Jacó de Berseba e seguiu para Harã. Tendo chegado a certo lugar, ali passou a noite, pois já era sol-posto; tomou uma das pedras do lugar, fê-la seu travesseiro e se deitou ali mesmo para dormir. E sonhou: Eis posta na terra uma escada cujo topo atingia o céu; e os anjos de Deus subiam e desciam por ela.”
Gênesis 28:10-12

“Então, exclamou Natanael: Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! Ao que Jesus lhe respondeu: Porque te disse que te vi debaixo da figueira, crês? Pois maiores coisas do que estas verás. E acrescentou: Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem.”
João 1:49-51
A. M. Cunha

Gravura extraída de

http://s277.photobucket.com/user/joaocruzue/media/JacobsLadder.jpg.html.

Nenhum comentário: