sábado, 13 de dezembro de 2014

(3) Conexões Bíblicas – O Éden é maior do que o Jardim

Comentário
Desde a narrativa do Gênesis, o Éden sempre foi maior do que o Jardim. Note que a Escritura nos diz que Deus plantou um jardim no Éden. Era o Éden que fornecia água para o Jardim, pois o texto sagrado nos diz que “saía um rio do Éden para regar o jardim” (Gênesis 2:10).
O Novo Testamento nos mostra que o Senhor Jesus esteve em dois jardins. O primeiro era chamado de Getsêmani, onde o Senhor Jesus, tendo começado “a entristecer-se e a angustiar-se”, declarou: “A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo” (Mateus 26:37-38). Jesus Cristo, aquele que é maior do que todas as coisas, inclusive maior do que o Jardim do Getsêmani, voluntariamente submeteu-se à angustiante atmosfera de tristeza que imperava naquele Jardim. O Getsêmani era, no entanto, apenas o início daquelas mortais angústias.
Outro jardim aguardava o Salvador do mundo. A Bíblia não menciona o nome deste jardim, limita-se a dizer que ele ficava próximo ao “lugar onde Jesus fora crucificado” e que nele havia “um sepulcro novo” (João 19:41). Este sepulcro tornou-se a última casa terrena de nosso salvador. O sepulcro, menor do que o Jardim, que por sua vez era infinitamente menor do que o Cristo que momentaneamente nele jazia.
No Éden havia um jardim, local onde a humanidade fora derrotada no primeiro homem, Adão. Próximo ao local onde Jesus fora crucificado havia um jardim, e nele havia um “sepulcro novo”, local onde o último Adão, Jesus Cristo, derrotou a morte e consagrou uma gloriosa senda de vitória espiritual para a humanidade.
O último Adão, Jesus Cristo, é maior do que o Jardim do Getsêmani e do que o jardim do sepulcro. Por ser maior que os jardins, o último Adão, Jesus Cristo, é como o Éden, infinitamente maior do que o jardim que nele estava, sendo de eternidade a eternidade “espírito vivificante”. (I Coríntios 15:45).

Textos Conexos
“E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado.”
Gênesis 2:8

“E saía um rio do Éden para regar o jardim e dali se dividia, repartindo-se em quatro braços.”
Gênesis 2:10
“No lugar onde Jesus fora crucificado, havia um jardim, e neste, um sepulcro novo, no qual ninguém tinha sido ainda posto.”
João 19:41

A. M. Cunha


Gravura extraída de http://deniseludwig.blogspot.com.br/2013/09/arte-em-pinturas-de-adao-e-eva-o-jardim.html.

Nenhum comentário: