quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

(2) Conexões Bíblicas – O ato criador de Deus conferiu ao homem terrenoa imagem e semelhança do celestial

(2) Conexões Bíblicas – O ato criador de Deus conferiu ao homem terreno a imagem e semelhança do celestial

Comentário
A criação do homem deu-se num maravilhoso ato criador de Deus, por intermédio do qual Ele conferiu ao recém-criado ser terreno a imagem do celestial, por isso se diz: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26).
No entanto, a Queda gerou danos profundos nesta imagem celestial, de modo que o homem passou a gerar filhos “à sua semelhança, conforme a sua imagem” (Gênesis 5:3), e não conforme a imagem daquele que o criou. Os homens, desde a queda, não mais expressavam a imagem do que é celestial, ao contrário, “mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível.” (Romanos 1:23).
No ato criador de Deus, o que é terreno assumiu a imagem do que é celestial. Na queda, por outro lado, o coração dos homens passou a desejar que o que é celestial assumisse a imagem do que é terreno.
Graças a Deus, porém, pela vinda de Nosso Salvador Jesus Cristo, pois Ele “veio ao mundo para salvar os pecadores” (I Timóteo 1:15), de modo que o homem pudesse novamente “trazer também a imagem do celestial.” (I Coríntios 15:49).
Assim que nos rendemos ao senhorio de Jesus Cristo “somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.” (II Coríntios 3:18), pois o propósito de Deus é que sejamos “conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29), de modo que Deus, em Cristo Jesus, veio resgatar na humanidade a essência do Seu poder criador.

Textos conexos
“Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.”
Gênesis 1:26

“e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.”
Romanos 1:23

“E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.”
I Coríntios 15:49

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”
II Coríntios 3:18

“Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.”
Romanos 8:29

A. M. Cunha
Gravura extraída de:

http://www.girafamania.com.br/artistas/personalidade_michelangelo.html.


Nenhum comentário: