domingo, 14 de dezembro de 2014

(5) Conexões Bíblicas – Rompendo o silêncio divino

Comentário
A narrativa bíblica da criação contida no livro de Gênesis nos apresenta, não apenas o poder criador de Deus, mas uma majestosa quebra do silêncio que até então imperava no universo. Disto nos dá conta o texto bíblico contido em Gênesis 1:3, que nos diz: “Disse Deus: Haja luz; e houve luz”. Este é o primeiro registro bíblico da voz divina e o anúncio de que o silêncio que reinava foi rompido. O Deus Espírito rompe o silêncio manifestando o Seu poder criador.
A história bíblica acerca do falar divino demonstra que após o profeta Malaquias, no período conhecido como interbíblico, Deus manteve um silêncio por aproximadamente 400 anos. Ao final deste período, o evangelista Marcos anuncia que “apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados”. Este é o segundo registro bíblico pelo qual o silêncio foi rompido. Neste caso, João Batista foi o agente divino responsável pelo rompimento do silêncio. Sua mensagem, semelhante àquela do falar divino de Gênesis 1:3, significava o anúncio da luz, pois a pregação de arrependimento é a porta de entrada para o surgimento da luz no coração humano.
O apóstolo João interpreta o conteúdo da mensagem de João Batista com as seguintes palavras: “Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João. Este veio como testemunha para que testificasse a respeito da luz, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. Ele não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, a saber, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem” (João 1:6-9). Portanto, a mensagem de João Batista pode ser assim resumida: “Haja luz”.
Qual a marca deste homem habilitado por Deus para romper o silêncio de 400 anos? O evangelista Lucas responde anunciando a seguinte profecia com respeito a João Batista: “Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno.” (Lucas 1:15).
Daí se pode concluir que somente um homem cheio do Espírito Santo pode romper o silêncio divino na vida de alguém!

Textos Conexos
“Disse Deus: Haja luz; e houve luz.”
Gênesis 1:3

“apareceu João Batista no deserto, pregando batismo de arrependimento para remissão de pecados.”
Marcos 1:4
A. M. Cunha
Gravura extraída de:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Minist%C3%A9rio_de_Jo%C3%A3o_Batista#mediaviewer/File:Rembrandt_Harmensz._van_Rijn_121.jpg.

Nenhum comentário: