terça-feira, 16 de dezembro de 2014

(9) Conexões Bíblicas – Não apenas ensinar, mas apontar caminhos de obediência.

Comentário
Os preceitos da Lei Mosaica vinham acompanhados de uma veemente recomendação para o ensino. Três importantes estágios podiam ser vistos nesta recomendação: 1) Interiorização; 2) Reiteração; e 3) Compartilhamento.
Interiorização: O texto bíblico diz: “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma” (Deuteronômio 11:18). Isto significa que o fiel deve aceitar as recomendações da Escritura de uma forma muito intensa, ou seja, dentro do coração e da alma.
Reiteração: O conteúdo da Escritura deve ser alvo de perseverante contato do fiel, por isso se diz: “atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos” (Deuteronômio 11:18).
Compartilhamento: Por fim, recomenda-se que a verdade contida na Escritura seja compartilhada no ambiente familiar. O texto diz: Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos. (Deuteronômio 11:19). O compartilhamento deveria ser caracterizado pelo ato de “ensinar falando” as verdades da Escritura.
Jesus Cristo, quando apresenta a “Grande Comissão” aos Seus discípulos, o faz promovendo uma especial expansão. Em primeiro lugar, o ensino não estaria restrito ao ambiente familiar, mas deveria alcançar “todas as nações” (Mateus 28:19). Em segundo lugar, o compartilhamento contido na “Grande Comissão” não estaria restrito ao ensino das verdades da Escritura. O discípulo de Cristo deve, não apenas ensinar as verdades da Escritura, mas também, deve ensinar a guardá-las. Cristo foi enfático ao ordenar tal compartilhamento, dizendo: ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” (Mateus 28:20). A “Grande Comissão” requer que, não apenas ensinemos os mandamentos de Jesus, mas que apontemos caminhos de obediência a tais mandamentos.

Textos Conexos
Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos.
Deuteronômio 11:18-19

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Mateus 28:19-20

A. M. Cunha

Gravura extraída de: http://www.artbible.org/pt/pintura-livro-marcos-41/#.VJBeXCvF9nA.

Nenhum comentário: