quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

(12) Conexões Bíblicas – A cura da mão direita ressequida.

Comentário
A Escritura dá um especial enfoque para a mão direita. Vários são os textos que a mencionam. Dois deles são especiais. O primeiro deles refere-se ao momento em que José conduziu seus filhos Efraim e Manassés para serem abençoados por seu pai Jacó. Era costume repousar a mão direita do abençoador sobre a cabeça do primogênito a ser abençoado (Gênesis 48:18). Neste texto, temos a indicação de que a mão direita era utilizada para abençoar. O segundo texto está contido no Salmo 73:23 que nos diz: “Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita.Nesta hipótese, a mão direita é utilizada como referência à proteção.
O Salmista, mesmo quando estava no cativeiro babilônico, portanto, longe de Jerusalém, chamou para si um grave dano caso viesse a esquecer-se da cidade onde estava o templo sagrado, dizendo: “que se resseque a minha mão direita. (Salmos 137:5).
No Novo Testamento, igualmente temos vários registros acerca da mão direita, porém, um deles merece um especial destaque. Jesus entrou numa sinagoga no dia de sábado e passou a ensinar os que ali estavam, entre os quais havia “um homem cuja mão direita estava ressequida” (Lucas 6:6). Num contexto de aplicação com os textos acima citados, aquele homem estava privado de sua capacidade de abençoar (Gênesis 48:18) e de proteger (Salmos 73:23). Jesus, porém, o chama para o meio e lhe ordena: “Estende a mão” (Lucas 6:8-10). Aquele homem, que talvez se envergonhasse de estender sua mão em público, crendo que estava diante daquele que abençoa e protege com excelência, estendeu sua mão direita e pode vê-la ser restaurada diante de todos (Lucas 6:10).

Textos conexos
Sucedeu que, em outro sábado, entrou ele na sinagoga e ensinava. Ora, achava-se ali um homem cuja mão direita estava ressequida.
Lucas 6:6

Se eu de ti me esquecer, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita.
Salmos 137.5
A. M. Cunha

Gravura extraída de: http://en.wikipedia.org/wiki/Healing_the_man_with_a_withered_hand#mediaviewer/File:Christ_heals_tne_man_with_paralysed_hand.jpg.

Nenhum comentário: