sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

(15) Conexões Bíblicas – Cristo, o caminho que nos conduz ao Pai Celestial!

Comentário
Após a queda do homem o livro de Gênesis registra uma das mais veementes perguntas já formuladas por Deus: “E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? (Gênesis 3:9). Esta pergunta revela o desejo de Deus em ter comunhão com o homem. No entanto, a queda, por expressar o domínio do pecado sobre a natureza humana, representava um estado de separação provocado unicamente pelo homem. O texto sagrado deixa evidente este estado de separação ao mencionar o seguinte: “as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus” (Isaías 59:2). Uma vez estabelecida a separação, o homem viu-se privado do contato com a árvore da vida, razão porque foi expulso do Jardim do Éden. A este respeito as Escrituras anunciam que Deus “colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida. (Gênesis 3:24). Este é um dos primeiros registros bíblicos da palavra “caminho”.
O Novo Testamento também se utiliza deste vocábulo em várias ocasiões, uma delas diz respeito a uma das mais conhecidas declarações de Jesus acerca de Si mesmo. Ele declara: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14:6).
A primeira menção do vocábulo “caminho” anunciava “o caminho está fechado”. Porém, nesta segunda citação temos o maravilhoso anúncio: “O caminho está aberto”! Maravilhoso, Cristo é o caminho que torna novamente possível o homem ter comunhão com Deus, desfazendo assim o estado de separação. Cristo, o caminho que nos conduz ao Pai Celestial!

Textos conexos
“E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.
Gênesis 3:24


“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

João 14:6
A. M. Cunha

Gravura extraída de: http://www.batistakoinonia.com/?p=501.

Nenhum comentário: