quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

(14) Conexões Bíblicas – O ato criador de Deus: Do jardim à cidade celestial

Comentário
No âmbito do propósito criador de Deus, nos primórdios do Seu ato criador temos uma importante edificação: Um jardim no Éden. Diz-nos a Escritura que “plantou o Senhor Deus um jardim no Éden” (Gênesis 2:8). O potencial de vida neste jardim é terreno, pois o texto sagrado nos diz: “Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores” (Gênesis 2:9).
O propósito criador de Deus está em progresso e expansão, pois o Seu ato criador não se exauriu no Éden, mas terá o seu ápice com a edificação da “Nova Jerusalém”. A seu respeito o livro de Apocalipse afirma o seguinte: “Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus” (Apocalipse 21:2). João, o evangelista, mostra-nos que a capacidade para ver esta cidade celestial não decorre da natureza humana, mas de uma atividade puramente espiritual que pode ser detectada na expressão “em espírito”, contida em Apocalipse 21:10.
Assim, percebemos que o potencial de vida existente no Jardim do Éden era terreno, ao passo que o potencial de vida existente na Nova Jerusalém é celestial, por isso se diz que esta cidade “descia do céu, da parte de Deus” (Apocalipse 21:10). A atividade espiritual de Cristo em conceder a salvação àqueles que nele creem é o passaporte espiritual para entrada nesta cidade celestial. Não é a atividade humana que assegura tal ingresso, pois nesta cidade “nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro” (Apocalipse 21:27).

Textos conexos
“E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.”
Gênesis 2:8-9

“Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. (...) e me transportou, em espírito, até a uma grande e elevada montanha e me mostrou a santa cidade, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus”
Apocalipse 21:2 e 10

A. M. Cunha


Gravura extraída de: http://pt.wikipedia.org/wiki/O_Peregrino#mediaviewer/File:Pilgrim%27s_Progress_2.JPG.

Nenhum comentário: