sábado, 20 de dezembro de 2014

(16) Conexões Bíblicas – Cristo expande o mandamento de amar o próximo

Comentário
O mandamento divino acerca do amor, conforme lemos em Levítico 19:18, contrapõe duas abstenções em face da ação de amar. As abstenções são: não promover vingança e não guardar ira contra os filhos do povo de Israel. O mandamento que se contrapõe a estas duas abstenções é a ação de amar o próximo como a si mesmo.
Cristo afirmou que o ato de “amar o próximo como a si mesmo” é o segundo mandamento da Lei semelhante ao primeiro (Mateus 22:39). Este segundo mandamento estabelece que “amar o próximo” tem um paradigma: como a si mesmo.
O Senhor Jesus Cristo expande o paradigma deste “amar o próximo” ao consignar o seguinte: “como eu vos amei” (João 13:34). Sabendo a profundidade desta expansão, Cristo diz aos Seus discípulos que lhes dará um “Novo Mandamento”. Eis Suas palavras reveladoras: “Novo mandamento vos dou: (...) assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (João 13:34). Cristo expande o mandamento de amar o próximo, lançando como paradigma para o seu exercício por parte dos filhos de Deus o modo como Ele os ama.

Textos conexos
“Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.”
Levítico 19:18

“O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Mateus 22:39

“Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.
João 13:34
A. M. Cunha

Gravura extraída de: http://www.snpcultura.org/id_a_primeira_palavra_janeiro_2009.html.

Nenhum comentário: