segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

(17) Conexões Bíblicas – Aquele que crê em Jesus Cristo viverá.

Comentários
O povo de Israel, durante os dias de sua peregrinação no deserto, teve sua trajetória manchada por desagradáveis momentos de murmuração. Assim que saíram do monte Hor, estando nos arredores da terra de Edom, diz-nos a Escritura “o povo se tornou impaciente no caminho” (Números 21:4). A impaciência parece exercer um poder para desencadear a prática da murmuração. A Escritura Sagrada é descrita como sendo portadora da paciência que, juntamente com a consolação dela decorrente, conduz-nos à esperança (Romanos 15:4). Seria a impaciência uma evidência de que os filhos de Israel estavam destituídos dos mandamentos divinos e afastados de Suas promessas? Como consequência da murmuração, surgiram no deserto “serpentes abrasadoras” que mordiam o povo e muitos do povo de Israel morreram (Números 21:6).
Deus, porém, em Sua misericórdia, proveu um escape para o Seu povo. Diz-nos a Bíblia Sagrada que o Senhor deu a seguinte ordem a Moisés: “Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá.” (Números 21:8). Um poder curativo era liberado sobre aquele que olhava para a serpente construída por Moisés! Que poder acha-se oculto nesta palavra “olhar”? O Senhor Deus diz de Si mesmo: “Olhai para mim e sede salvos” (Isaías 45:22).
O Novo Testamento nos aponta as seguintes palavras de Jesus Cristo: “E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.” (João 3:14-15). Observe, porém, que Jesus, substitui a palavra “olhar”, pela palavra “crê”. Isto significa que olhar é sinônimo de crer. A fé assume um importante papel na vida cristã. Por isso nos é dito que “o justo viverá pela fé”, tanto no Velho Testamento como no Novo Testamento (Habacuque 2:4, Romanos 1:17, Gálatas 3:11 e Hebreus 10:38).
Aquele que olhava para a serpente construída por Moisés, vencia o poder da morte das serpentes venenosas. Aquele que olha (crê) para Jesus Cristo vence o poder da morte que advém do pecado. Aquele que crê em Jesus Cristo viverá!

Textos conexos
“Disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente abrasadora, põe-na sobre uma haste, e será que todo mordido que a mirar viverá.”
Números 21:8

“E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.”
João 3:14-15 
A. M. Cunha
Gravura extraída de:

https://viagenzinhahein.files.wordpress.com/2014/10/800px-d184d191d0b4d0bed180d0b1d180d183d0bdd0b8-d0bcd0b5d0b4d0bdd18bd0b9d0b7d0bcd0b8d0b9.jpg

Nenhum comentário: