sábado, 27 de dezembro de 2014

(22) Conexões Bíblicas – O homem, em estado de pecado, foge quando ouve a voz de Deus!

Comentário
As árvores do jardim que foram dadas ao homem como alimento, exceto a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:16-17), agora, em decorrência do pecado, tornaram-se um inócuo esconderijo. Assim que pecaram contra o Senhor, Adão e Eva fugiram ao ouvir a voz de Deus. O texto bíblico nos diz que quando “ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus” (Gênesis 3:8). Não existe lugar de fuga para o pecador. O salmista já dizia: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?” (Salmos 139:7). O que lhes causou tanto espanto, a ponto de desejarem um esconderijo? A voz do Senhor! A mesma voz que “é poderosa” e “cheia de majestade” (Salmo 29:4). O homem, em estado de pecado, foge quando ouve a voz de Deus!
João, quando estava prisioneiro “na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus” (Apocalipse 1:9), também ouviu a voz do Senhor. No entanto, sua reação foi diferente daquela adotada pelo primeiro casal. A Escritura nos apresenta o relato do próprio João quanto a este episódio: “Voltei-me para ver quem falava comigo” (Apocalipse 1:12). João não foge, não procura um esconderijo. Sua reação move-se na linha do seu desejo: “ver quem falava com ele”. A diferença fundamental entre João e o primeiro casal, quando da prática do pecado inicial, era a seguinte: João, por ter experimentado o novo nascimento, estava em Cristo, e “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (II Coríntios 5:17). Aquele que está em Cristo não foge quando ouve Sua voz!

Textos conexos
“Voltei-me para ver quem falava comigo”
Apocalipse 1:12

“Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.”
Gênesis 3:8
A. M. Cunha

Gravura extraída de: http://blogs.odiario.com/dyaryodyumhebreu/2013/03/22/adao-e-evana-visao-judaica/

Nenhum comentário: