quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

(19) Conexões Bíblicas – Jesus, o Supremo Pastor!

Comentário
Por intermédio do profeta Ezequiel, Deus afirma o seguinte: “Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei.” (Ezequiel 34:11). Ao menor sinal de dispersão entre Suas ovelhas, imediatamente o Senhor Deus busca o seu rebanho (Ezequiel 34:12). Não se trata de uma busca empreendida por quem não sabe onde está o que se perdeu, mas de uma busca por despertar no coração da ovelha o desejo de estar novamente com o seu pastor.
O Novo Testamento apresenta uma passagem similar, porém, no ambiente de uma parábola contada pelo Senhor Jesus. Trata-se da parábola da ovelha perdida. Nesta parábola está registrado o valor de uma ovelha. Conquanto tenha cem ovelhas, se determinado pastor perder apenas uma, ele “vai em busca da que se perdeu, até encontra-la” (Lucas 15:4). Este homem é uma figura do pastor anunciado pelo profeta Ezequiel. Seu amor por Suas ovelhas é intenso! Sua satisfação está na completude do Seu rebanho. Tendo noventa e nove ovelhas sob Seus cuidados, Ele não descansa enquanto não faz retornar ao aprisco aquela que se desgarrou! Desânimo e desistência são verbetes que não estão no seu vocabulário de busca. Sua procura é “até encontra-la” e Seu regresso é jubiloso, mesmo que carregue sobre os ombros a ovelha perdida que se desgarrou. O texto bíblico diz: “Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo.” (Lucas 15:5).
O homem prefigurado em Lucas 15 é o Senhor Jesus, o mesmo Supremo Pastor anunciado profeticamente em Ezequiel 34:11-12!

Textos conexos
“Porque assim diz o SENHOR Deus: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; livrá-las-ei de todos os lugares para onde foram espalhadas no dia de nuvens e de escuridão.”
Ezequiel 34:11-12

“Então, lhes propôs Jesus esta parábola: Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo.”
Lucas 15:3-5
A. M. Cunha

Gravura extraída de: http://ass5dejulho.blogspot.com.br/2010/01/o-senhor-e-o-meu-pastor-salmo-23.html.

Nenhum comentário: