quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

(20) Conexões Bíblicas – A face de Cristo é a glória de Deus!

Comentário
Jacó, por ordem divina, estava regressando para a terra dos seus pais (Gênesis 31:13). Esta ordem, porém, implicava na realização de algo que Jacó muito temia: Um encontro com Esaú, seu irmão. Permaneciam vívidas em sua alma as palavras de sua mãe: Eis que Esaú, teu irmão, se consola a teu respeito, resolvendo matar-te” (Gênesis 27:42). Enquanto obedecia, sua alma temia! Jacó encontrava forças na oração para prosseguir sua jornada de obediência. Após reconhecer a promessa, as misericórdias e a fidelidade de Deus para com sua vida (Gênesis 32:9-12), Jacó apresenta o seu temor diante de Deus com as seguintes palavras: Livra-me das mãos de meu irmão Esaú, porque eu o temo” (Gênesis 32:11). Seu temor não o impedia de obedecer às ordens divinas!
Esta jornada de obediência conduziu-o ao Ribeiro de Jaboque, onde se encontrou com Deus. Este encontro o salvou! Mesmo antes de ser salvo de Esaú, ele foi salvo de si mesmo, para tornar-se um novo homem. Após este encontro, Jacó exclamou: “Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.” (Gênesis 32:30). A contemplação da face de Deus proporciona salvação!
É especial a conexão que a Escritura faz entre a glória de Deus e Sua face. A Bíblia diz que Moisés pediu para ver a glória de Deus (Êxodo 33:18). Em resposta Deus lhe disse: “Não me poderás ver a face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá” (Êxodo 33:20). O próprio Deus conectou Sua glória com Sua face. É exatamente com tal compreendeu que o apóstolo Paulo nos apresenta a percepção bíblica do Novo Testamento. Em suas páginas, o Novo Testamento apresenta o atual caminho para a contemplação da Glória de Deus, conectando-o a Jesus Cristo. Paulo nos diz que somente é possível experimentar uma iluminação espiritual para conhecer a glória de Deus se estivermos diante da face de Cristo (II Coríntios 4:6). A face de Cristo é a glória de Deus! Contemplá-lo mediante a fé proporciona salvação, pois a Escritura anuncia o Seu propósito salvador desde o Seu nascimento ao afirmar: “porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mateus 1:21).

Textos conexos
“Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.”
Gênesis 32:30

“Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.”
II Coríntios 4:6
A. M. Cunha

Gravura extraída de: http://www.artbible.org/pt/pintura-livro-lucas-42/2/#.VJvvOl4CA.

Nenhum comentário: