terça-feira, 23 de dezembro de 2014

(18) Conexões Bíblicas – Filho de Deus, eis a identidade de quem crê em Jesus Cristo

Comentário
O povo de Israel estava na fronteira com a Terra Prometida, acampado no deserto de Parã. Deus ordena a Moisés que envie espias para a Terra de Canaã ao mesmo tempo em que os faz lembrar de sua promessa de lhes dar esta terra. Eis a palavras proferidas pelo Senhor Deus a Moisés: “Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel” (Números 13:2). Após quarenta dias os espias retornaram com um relato dividido em duas partes: 1) Relato de que a terra verdadeiramente manava leite e mel (Números 13:27); e 2) Relato de que os habitantes da terra eram poderosos e as suas cidades mui grandes e fortificadas. Dez dos espias concluíram o seu relato dizendo: “Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.” (Números 13:31). Este diagnóstico desprovido de fé e, portanto, desestimulante, conduziu aqueles dez espias a concluírem o seguinte: “Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.” (Números 13:33). Em tão pouco tempo eles se esqueceram do poder do Deus que os libertou na escravidão egípcia. Nem mesmo atentaram para a seguinte repetição da promessa a eles reiterada quando foram convocados: “espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel”. Estes espias perderam sua identidade como povo que foi libertado do Egito e conheceu o braço poderoso do Senhor em favor dos Seus filhos.
O apóstolo João percorre um caminho contrário ao percorrido por aqueles dez espias. João se alinha à fidelidade e à confiança que repousava sobre Josué e Calebe, dois dos doze espias que foram enviados à Terra Prometida. Estes dois espias foram diferentes em suas conclusões quanto à terra. Ele disseram: “Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela.” (Números 13:30). João anuncia aos seus irmãos em Cristo que eles são amados por Deus, são filhos de Deus e estão vocacionados a serem semelhantes a Jesus. Deixemos que as palavras do apóstolo João falem por si mesmas: “Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.” (I João 3:1-2). João não se alia àqueles que acham que são como que gafanhotos diante de seus inimigos, ao contrário, ele discerne sua posição como alguém que é amado por Deus filho de Deus, que se tornou filho de Deus e que está vocacionado a ser semelhante a Jesus.

Textos Conexos
“Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.”
Números 13:33

“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo. Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.”
I João 3:1-2
A. M. Cunha

Gravura extraída de: http://gilsonsantosdotcom.files.wordpress.com/2012/08/autumn_bunch_grapesnicolas.jpg

Nenhum comentário: