sábado, 27 de dezembro de 2014

(21) Conexões Bíblicas – Jesus Cristo, o Cordeiro que não envelhece!

Comentário
Duas palavras significativas utilizadas pela Escritura são Cordeiro e serpente. A primeira tem sido utilizada, em muitos momentos, para referir-se a Jesus Cristo, ao passo que a segunda, noutras ocasiões, refere-se ao diabo.
Quando Abraão fora posto em prova, seu filho Isaque dirigiu-lhe um especial questionamento: “Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?” (Gênesis 22:7). Em resposta, Abraão lhe disse: “Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto” (Gênesis 22:8). Este cordeiro aponta para Cristo, tanto quanto o cordeiro da páscoa registrado em Êxodo 12:1-28, em relação à qual se diz “cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família.” (Êxodo 12:3). João Batista foi o primeiro personagem do Novo Testamento a lançar luzes sobre a percepção de Jesus Cristo como o Cordeiro, ao afirmar: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29). O livro de Apocalipse reforça esta ideia ao afirmar que este cordeiro foi morto e, por ter sido morto, tornou-se digno de “receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor” (Apocalipse 5:12). O cordeiro é o mesmo, tanto no Velho Testamento como no Novo Testamento: Ele não envelheceu!
O capítulo 3 de Gênesis narra as incursões da serpente como provocadora das más notícias da entrada do pecado na humanidade. Após lograr êxito no seu intento, a serpente vê-se diante do julgamento divino. Disse o Senhor Deus à serpente: “Maldita és (...) rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gênesis 3:14-15). A narrativa bíblica a respeito da serpente comprova o seu envelhecimento, pois dela se diz em Apocalipse 20:2, “a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos” (Apocalipse 20:2).
A serpente já não é mais a mesma, ela envelheceu, diferentemente do Cordeiro de Deus que, “ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hebreus 13:8)!

Textos conexos
“Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão: Eis-me aqui, meu filho! Perguntou-lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.”
Gênesis 22:7-8

“Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, cada um tomará para si um cordeiro, segundo a casa dos pais, um cordeiro para cada família.”
Êxodo 12:3

“proclamando em grande voz: Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.”
Apocalipse 5:12

“Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos”
Apocalipse 20:2

A. M. Cunha

Gravura extraída de: http://palavraestudada.blogspot.com.br/2012/02/pequenos-estudos-deus-como-redentor.html.

Nenhum comentário: