quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

(13) Conexões Bíblicas – Cristo é o verdadeiro maná

Comentário
Na metade do segundo mês após a saída do Egito os filhos de Israel chegaram ao deserto de Sim (Êxodo 16:1). Diz-nos a Bíblia que “Toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e Arão no deserto” (Êxodo 16:2). Sua murmuração tinha uma característica: saudade do Egito. Alguém já dissera: “Israel saiu do Egito, mas o Egito não saiu do seu coração”. Eles confrontaram Moisés e Arão dizendo que no Egito eles tinham “panelas de carne” e “pão a fartar” (Êxodo 16:3). Em resposta o Senhor disse: “farei chover do céu pão” (Êxodo 16:4). Este pão ficou conhecido como “maná”, o pão que os filhos de Israel comeram por “quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos limites da terra de Canaã” (Êxodo 16:35).
Jesus Cristo, discernindo que o maná fora dado como chuva do céu, afirmou que “não foi Moisés quem vos deu o pão do céu” (João 6:32). O maná, conquanto tenha alimentado o povo de Israel, não era o verdadeiro pão do céu. Jesus sentencia anunciando que “o verdadeiro pão do céu é meu Pai quem vos dá” (João 6:32). Há, portanto, um pão verdadeiro, chamado por Jesus de “o pão de Deus”, uma vez que este pão “é o que desce do céu e dá vida ao mundo” (João 6:33). O maná deu vida, momentânea é bom que se diga, apenas para o povo de Israel. Ele não deu vida para o mundo. Neste sentido, Jesus estava referindo-se a outro pão, “o pão de Deus”. Quem é este pão de Deus? Jesus aponta-nos o caminho para a resposta afirmando o seguinte: “eu desci do céu” (João 6:38). De um modo mais claro e específico, Jesus disse: “Eu sou o pão da vida” (João 6:48).
A diferença entre Jesus, “o pão de Deus” e o “maná” fica muito evidente quando nos deparamos com a seguinte descrição bíblica: “Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram” (João 6:49). Maravilhoso Jesus! Ele “é o pão que desce do céu, para que todo o que dele comer não pereça” (João 6:50). Por isso Ele diz de Si mesmo: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente” (João 6:51). Jesus Cristo, o Filho de Deus, que Se deu a Si mesmo pela vida do mundo (João 6:51) é o “verdadeiro maná”.

Textos conexos
“Então, disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não.”
Êxodo 16:4

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne.”
João 6:51
A. M. Cunha

Gravura extraída de: http://gilsonsantosdotcom.files.wordpress.com/2014/03/gathering_manna-g-angeli.jpg.

Nenhum comentário: