quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

(11) Conexões Bíblicas – Cristo é a rocha que sacia a sede da alma

Comentário
O povo de Israel, após sair do Egito, percorreu o inóspito caminho do deserto. O Senhor Deus que os libertara do Egito era o mesmo que os protegeria nesta desértica peregrinação. O povo, porém, optando pelo caminho da descrença e da murmuração, afastava-se constantemente do Senhor e da Sua proteção. Um dos eventos mais marcantes desta murmuração encontra-se registrado em Êxodo, quando lemos que os filhos de Israel, após saírem do deserto de Sim, acamparam-se em Refidim. Este lugar, porém, era problemático, pois “não havia ali água para o povo beber.” (Êxodo 17:1).
A ausência de água despertou a murmuração do povo contra Moisés, a ponto de surgir o seguinte questionamento: “Por que nos fizeste subir do Egito, para nos matares de sede, a nós, a nossos filhos e aos nossos rebanhos?” (Êxodo 17:3).
Moisés, como todo líder espiritual deve fazer em momentos de crise, clamou ao Senhor (Êxodo 17:4). Em resposta, o Senhor lhe indicou o caminho de uma rocha que saciaria a sede do povo. Porém, somente se fosse ferida é que a rocha destilaria água para o sedento povo (Êxodo 17:5-6).
O Novo Testamento nos dá uma importante e fundamental luz para entendermos a atual aplicação desta passagem da Escritura. Aquela rocha, conquanto real para o povo peregrino no deserto, era apontava para uma pedra superior que surgiria para saciar a fome espiritual dos homens. O apóstolo Paulo mostrou-nos para quem a rocha do povo peregrino apontava ao afirmar que os filhos de Israel “beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo. (I Coríntios 10:4). O Senhor Jesus Cristo foi a pedra ferida no Gólgota (Monte Calvário). Somente Ele pode dizer: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba” (João 7:37), pois aquele “que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede” (João 4:14). Jesus é a rocha que sacia a sede da alma!

Textos conexos
“Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha, e dela sairá água, e o povo beberá. Moisés assim o fez na presença dos anciãos de Israel.”
Êxodo 17:6

“No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
João 7:37

A. M. Cunha
Gravura extraída de: http://gilsonsantosdotcom.files.wordpress.com/2012/09/moses_striking_rock-n-pouss.jpg.


Nenhum comentário: