sábado, 25 de abril de 2015

[8] EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS - OLHANDO PARA DENTRO: LIDANDO COM A IRA

SÉRIE EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS

Por não saber lidar com a ira, o homem tem sido muito frequentemente dominado por ela. Em sua primeira referência acerca da ira humana, a Bíblia questiona: “Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante?” [Gênesis 4.6]. A pergunta feita ao profeta Jonas continua a ecoar em nossos dias: “E disse o Senhor: É razoável essa tua ira?” [Jonas 4.4]. E por quê? Pela simples razão de que “a ira do homem não produz a justiça de Deus” [Tiago 1.20].

EXERCÍCIO PARA A ALMA:
A Bíblia afirma que é sábio reprimir a ira, expandi-la, no entanto, revela insensatez [Provérbios 29.11]. Uma boa maneira de reprimir a ira é não agir precipitadamente. Contenha-se sempre que surgir o primeiro impulso da ira em sua alma. A Bíblia diz que não “é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado” [Provérbios 19.2].

Antes de agirmos sob o impulso da ira, é razoável darmos um tempo para nós mesmos, respirarmos um pouco, contermos nossas palavras e vociferações. Que tal acrescentarmos em nossas atitudes, antes de agirmos sob o impulso da ira, a seguinte pergunta: “É razoável essa minha ira?”
A. M. Cunha

Nenhum comentário: