quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

ESTAR EM CRISTO É UM DIREITO DAQUELE QUE ESTÁ EM CRISTO


“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”
2 Coríntios 5:17

Ser nova criatura é um direito espiritual assegurado àquele que verdadeiramente está em Cristo! No entanto, à luz de 2 Coríntios 5:17, surge um inexorável questionamento: O que significa estar em Cristo?

Para responder a esta indagação, voltemos dois versículos e lancemos mão do que está escrito em 2 Coríntios 5:15-16, segundo o qual Cristo “morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou [...] e, se antes conhecemos Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo”. Notemos que, imediatamente após o versículo 16, o apóstolo continua sua abordagem com as seguintes palavras: “E, assim, se alguém está em Cristo” [2 Coríntios 5:17]. O texto, portanto, sugere haver uma importante conexão entre o que está escrito em 2 Coríntios 5:17 e em 2 Coríntios 5:15-16, de modo que os versículos 15 e 16 lançam luzes sobre o que significa “estar em Cristo”.

[1] Em primeiro lugar, estar em Cristo significa que aqueles que estão espiritualmente vivos por causa de Cristo, não devem viver para si mesmos, e sim para Cristo!

[2] Em segundo lugar, estar em Cristo significa conhecê-lo espiritualmente, e não segundo a carne. Somente os que experimentaram o novo nascimento podem de fato conhecer Cristo espiritualmente.
A. M. Cunha

Nenhum comentário: