sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

LANÇANDO JONAS AO MAR - O CAMINHO DA QUIETUDE

A Bíblia diz de si mesma: “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hebreus 4:12). Sabemos que a sabedoria e a graça divinas são multiformes (Jó 11.6, Efésios 3.10 e I Pedro 4.10). No propósito de Deus, a Palavra Divina também possui um caráter multiforme. Os mistérios da sabedoria e da graça divinas são descortinados na Palavra de Deus. É maravilhoso saber que a Palavra é múltipla. Assim, quando lemos o Salmo 23.1, não podemos limitar o alcance da revelação bíblica. A Bíblia não diz apenas que “O Senhor é o meu pastor”. Nesta porção temos a Palavra expressa: “O Senhor é o meu pastor”. Mas, existe a Palavra implícita. Se o Senhor é o meu pastor, isto significa que eu sou ovelha dEle. Esta é a Palavra implícita: “Eu sou ovelha do Senhor”!

Quando olhamos a narrativa bíblica da história do profeta Jonas, normalmente nos atemos ao chamado do profeta, à sua rebeldia inicial e à sua restauração. Isto é a Palavra expressa. Mas, nesta porção das Escrituras existem inúmeras expressões da Palavra implícita.

Procure lembrar-se da história deste profeta. No livro do profeta Jonas há um versículo muito interessante: “Entretanto, os homens remavam, esforçando-se por alcançar a terra, mas não podiam, porquanto o mar se ia tornando cada vez mais tempestuoso contra eles.” (Jonas 1:13).

Mergulhemos na Palavra implícita. Algumas pessoas estavam enfrentado dificuldades no mar e, por mais que se esforçassem, não obtiveram qualquer alívio. Agora pense no seguinte: Quem sabe você tem remado com muito esforço, mas não tem tido sucesso para chegar num lugar seguro e o mar da vida está se tornando cada vez mais violento diante dos seus olhos. Note que, neste estágio, aquela Palavra expressa passou a ter um novo conteúdo implícito em sua vida. Alguns eruditos chamam isto de Rhema.

Quando nos deparamos com a Palavra implícita, já alcançamos algo notável em nosso contato com a Palavra de Deus. No entanto, não podemos ficar num constante estado de contemplação, como que admirando o grande passo que damos em nosso encontro com a Palavra Implícita. Até este ponto você está dominando uma importante porção da Palavra de Deus. O Senhor, no entanto, tem algo superior para nós, pois não é suficiente saber algo da Palavra, mas é imprescindível dar uma utilidade prática com aquilo que sabemos.

Então, olhando para a Palavra implícita posta diante dos seus olhos, você precisa orar a Deus e identificar qual é o “Jonas” que você precisa lançar fora. Note o que a Bíblia diz: “E levantaram a Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria.” (Jonas 1:15). Quando você identificar o que precisa ser lançado fora e, de fato, lançar ao mar estas coisas, a Palavra de Deus assegura que uma nova experiência virá sobre você, “a quietude do mar”.

Neste passo, você não apenas domina a Palavra, mas é dominado por ela. A Palavra implícita quer nos conduzir, não apenas à capacidade de dominar a Palavra de Deus, mas à virtude de sermos dominados por Ela. Desta forma, alcançaremos uma surpreende quietude em nosso espírito.

Nele, a serviço da Sua igreja.

A. M. Cunha

4 comentários:

Unknown disse...

Querido leitor, esta msg resultou em grandes bênçãos para minha vida. Quem de nós não tem um "Jonas" para lançar ao mar? Ao final deste estudo refletiremos mais sobre nossas atitudes. Bom proveito e que Deus continue abençoando o Ir. Arisvaldo. Att, Mauro César - ADEB 50 ANOS em 2010.

Anônimo disse...

Maravilhosas palavras. Como eu havia dito mas não sei porque não foi postado no blog,elas vêm de encontro com o momento da minha vida o qual preciso lançar ao mar algumas práticas que não me fazem bem algum. Porém a intimidade e o hábito dificultam em abrir mão desses "Jonas". Tenho orado a Deus e Creio que Ele está me ajudando nesse sentido. Que Deus abençoe muito o Pastor Ari e que Ele continue falando sábias palavras. Regina Brissac Studart

Anônimo disse...

QUERIDO PASTOR BELAS PALAVRAS POIS SÃO DO SENHOR DEUS.TENHO VÁRIOS JONAS PARA LANÇAR AO MAR.TRONCO,MEMBROS ...MAS NÃO SEI COMO CAIR DE CABEÇA.TENHO QUE ME LANÇAR POR INTEIRO PARA ALCANÇAR A QUIETUDE ETERNA.DEUS AINDA VAI ME DÁ CORAGEM.ESPERO.cleuber

Anônimo disse...

Cada dia que passa me alegro mais no Senhor, pois tem feito maravilhas na minha vida. Obrigada pastor Ari por ser uma homem de Deus que tem feito a diferença no nosso meio. Deus tem falado muito comigo atraves da sua vida. Ultimamente tinha feito algumas perguntas ao Senhor, e semana passada Ele havia me respondido exatamente em Jonas, então veio a confirmação atraves desse texto que o senhor me enviou. Que Deus continue ate usar poderosamente e abençoe ricamente o sr. e sua família. Glória Vale