sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

ORAÇÃO – COMEÇANDO COM AS COISAS SIMPLES


TEXTO: Mateus 25:21
TEMA: ORAÇÃO – COMEÇANDO COM AS COISAS SIMPLES


“E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.”

Fidelidade! Normalmente somos levados a pensar que a fidelidade é mensurada em relação aos grandes feitos que Deus requer dos Seus filhos. Moisés foi fiel quando Deus ordenou que ele marchasse sobre o Mar Vermelho [Êxodo 14:15]. Davi revelou sua fidelidade a Deus quando enfrentou o gigante Golias [I Samuel 17:45]. Não nos esqueçamos, porém, que o caminho para a fidelidade nas grandes coisas é nossa fidelidade nas pequenas coisas. A Bíblia diz: “Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei;” [Mateus 25:21].

Como oramos? De maneira muito simples e natural, oramos quando conversamos com Deus. O Senhor Jesus oferece a seguinte orientação quanto à vida de oração: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”. [Mateus 6:6]. Naturalmente, não oramos apenas em nosso quarto fechado, oramos também ao lado de outros irmãos. Nestas ocasiões oramos, não apenas com nossos irmãos, mas oramos também por nossos irmãos [Atos 1:14; Colossenses 1:9; I Timóteo 2:1]. Não oramos apenas silenciosamente, oramos também com alta voz [Salmos 3:4; 5:3; 18:6; 55:17; 77:1; 86:6; 116:1; 130:2 e 142:1].

Quero dar algumas dicas sobre a oração:

1. Leia todas as passagens dos Evangelhos que falam sobre a oração: Esta é uma excelente forma de ler a Bíblia. A grande vantagem é que você terá oportunidade de conhecer o que Jesus disse e praticou com relação à oração;

2. Procure aqueles irmãos nos quais você observa terem uma vida de oração e busque aprender com eles: Esta é uma excelente forma de ser treinado na oração. Sempre que possível compareça às reuniões de oração do povo de Deus;

3. Leia alguns livros que falem sobre oração: Existem bons livros sobre este tema. Ler sobre oração é uma leitura agradável. Não apenas leia livros sobre oração, procure aplicar as orientações que estes livros oferecem;

4. Leia e estude sobre a vida dos grandes homens de Deus na oração: A Bíblia registra várias pessoas que se destacaram na vida de oração, tais como Moisés, Elias, Davi. Estude a vida destes homens, procure descobrir quais eram as suas prioridades, o que estava em seu coração e qual a importância que eles davam ao seu relacionamento com Deus;

5. Comece a orar agora mesmo: A melhor forma de aprender a orar é orando. Orar verdadeiramente é algo que se aprende quando se começa a praticar a oração. Uma excelente dica é orar nas pequenas coisas. Seja fiel no pouco e o Senhor colocará você sobre o muito.

Desta forma, tenho mais algumas dicas para você:

a) Ore antes de levantar e ore antes de dormir;
b) Sempre que abraçar seus filhos ore, ainda que silenciosamente, por eles. Quando seus filhos estiverem dormindo, estenda suas mãos na direção deles e os abençoe em nome de Jesus;
c) Ore antes das refeições. Uma ótima experiência é, de vez em quando, orar depois das refeições, mesmo que você não tenha saboreado uma ótima refeição;
d) Sempre que estiver numa fila muito demorada, aproveite para conectar seus pensamentos ao Senhor. Ore, silenciosamente, pelas pessoas que estão alí. Inclua nesta oração a pessoa que o atenderá, ainda que ele lhe parece vagaroso em suas atividades. Ore por seu coração para que Deus o aquiete e lhe ensine a descansar, mesmo quando você estiver muito apressado;
e) Faça orações no trânsito, quando estiver prestes a explodir de raiva, quando estiver alegre, quando estiver cansado. Enfim, aproveite as circunstâncias do seu dia como se cada acontecimento fosse uma agenda secreta de Deus, um convite do Senhor para ouvir a sua voz em oração;
f) Ore agradecendo a Deus pelas coisas que são rotineiras e triviais em sua vida, tais como: Sua capacidade de ver, de abraçar, de sentir o sabor das refeições, de ver as cores da natureza, de poder andar, correr e pular.
g) Ore por seu crescimento espiritual. Ore, mesmo quando não estiver com vontade. Ore com honestidade, coloque seus sentimentos diante de Deus.

Talvez você esteja perguntando: Deus já sabe de tudo, por que eu devo orar? Lembre-se de todas as vezes em que você já sabia o que seu filho desejava, mas você se alegrava em ouvi-lo se aproximar de você e pedir. Deus ama ouvir a voz dos Seus filhos. Isto soa como uma melodia. Sua oração é uma sinfonia que você compõe, cujas notas mais doces são a simplicidade, a verdade, a honestidade, a ternura. Deus lhe dará descanso! Sua alma ficará enebriada com o amor de Deus! Sua vida receberá a doçura de Cristo! Quando você menos esperar, seu interior estará mudado, suas inclinações serão transformadas. Simplesmente não tenha medo de entrar na prática da oração. Às vezes você estará cansado, então diga: “Deus estou cansado, ajuda-me a orar!” Noutras ocasiões você estará com raiva, então diga: “Deus, olha o meu coração, veja como ele está. Pai, eu já entreguei este coração para Ti, então vem e faça uma limpeza, à sua maneira. Venha dominar o meu coração, venha domar a minha vontade.” Eu sei que às vezes você não desejará orar desta maneira: meu conselho para você é: simplesmente ore!
Comece com coisas simples, seja fiel no pouco, pois o Senhor colocará você sobre o muito!
A. M. Cunha

Nenhum comentário: