terça-feira, 3 de setembro de 2013

UM VISLUMBRE DA TEOLOGIA BÍBLICA DA OBEDIÊNCIA


Falar sobre obediência é algo que, como todo tema das Escrituras, deve ser olhado e explorado de acordo com o enfoque que a Bíblia Sagrada o aborda. E por que deve ser assim? Pela simples razão de que as Escrituras expressam a mente de Deus acerca de determinado tema. Como as Escrituras abordam a questão da obediência? Bem, o tema é muito abrangente e não temos condição de explorar todo este vasto conteúdo. Vejamos, no entanto, ainda que em poucas palavras, o que as Escrituras dizem sobre a obediência. Ressaltamos, o que nunca será demais enfatizar, que não temos a pretensão de promover uma exploração exaustiva deste tema, o faremos apresentando, tão somente, um vislumbre da “Teologia Bíblica da Obediência”.


I – A OBEDIÊNCIA É UM ATO PRODUZIDO PELA FÉ


Em primeiro lugar, a obediência bíblica é uma questão de fé, e fé na Palavra de Deus. É exatamente isso o que nos diz o autor da carta aos Hebreus quando afirma: “Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.” [Hebreus 11:8]. De acordo com esta porção das Escrituras, Deus chamou Abraão, dando-lhe uma ordem “vai para a terra que te mostrarei” [Gênesis 12:1]. O texto de Hebreus nos diz que “Pela fé, Abraão (...) obedeceu”. A fé produziu a condição necessária para a obediência. Podemos dizer, num certo sentido, que a obediência é um milagre da fé. Isso é maravilhoso, pois Deus fez, e ainda faz, com que pessoas que não Lhe obedeciam, passem a obedecer. Deus arranca pessoas do império das trevas e produz em suas vidas uma mudança tal que essas pessoas sentem-se impulsionadas a Lhe obedecer. Pois, de fato, “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” [II Coríntios 5:17].


II – A HUMANIDADE ESTÁ DIVIDIDA POR DEUS EM DUAS CLASSES DE PESSOAS A PARTIR DO CRITÉRIO DA OBEDIÊNCIA


Em segundo lugar, é importante perceber que Deus promove uma divisão da humanidade adotando como critério a obediência. De acordo com as Escrituras existem duas classes de pessoas, sob o prisma da obediência:


a) Os filhos da obediência: “Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância;” [I Pedro 1:14];


b) Os filhos da desobediência: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;” [Efésios 2:1-2].


Os filhos da obediência devem ter um modo de vida que não se amolde às paixões próprias daqueles que estão na ignorância das coisas espirituais. Quanto aos filhos da desobediência a Escritura é clara ao afirmar que eles vivem em delitos e pecados, porque andam segundo o curso deste mundo [Efésios 2:1-2] e sobre eles vem a ira de Deus [Colossenses 3:5-6].


III – A OBEDIÊNCIA É UMA CLARA EXPRESSÃO DA VONTADE DE DEUS


Já vimos que a obediência é um ato produzido pela fé. Desta forma, somente os que têm fé é que estão capacitados para vivenciarem a obediência segundo o padrão divino. Em decorrência desse fato, já observamos que a humanidade está dividida em duas classes de pessoas: os filhos da obediência e os filhos da desobediência. Agora, em terceiro lugar, devemos ver mais um aspecto da obediência, qual seja: a obediência é uma clara expressão da vontade de Deus. Notemos o que a Palavra de Deus nos diz: “Portanto, obedecerás à voz do Senhor, teu Deus, e lhe cumprirás os mandamentos e os estatutos que hoje te ordeno.” [Deuteronômio 27:10]. No versículo anterior, Moisés declara o seguinte: “Guarda silêncio e ouve, ó Israel! Hoje, vieste a ser povo do Senhor, teu Deus”. Tal declaração é muito importante, pois Israel tornou-se povo de Deus. Em decorrência dessa realidade, Moisés apresenta a este povo a vontade de Deus: “obedecerás à voz do Senhor”. Sim, irmãos, a obediência é uma clara expressão da vontade de Deus! Os filhos da obediência devem obedecer ao Senhor! Quando obedecemos a Deus estamos vivendo segundo a Sua vontade! Muitas pessoas passam a vida perguntando: “Qual é a vontade de Deus”. Ouçam o que a Escritura diz: A vontade de Deus é a nossa obediência. É por isso que o Novo Testamento está cheio de mandamentos como estes: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.” [Efésios 6:1];“Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo,” [Efésios 6:5] e “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles”[Hebreus 13:17]. Quando assumimos uma postura de obediência, a vontade de Deus está bem perto de nós, pois a obediência é uma expressão da vontade de Deus!


IV – QUAIS OS BENEFÍCIOS DA OBEDIÊNCIA?


Em quarto lugar precisamos responder à seguinte pergunta: Quais os benefícios da obediência?


a) A obediência abre o caminho para sermos abençoados por Deus. Notemos o que nos diz a Bíblia Sagrada: “Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:” [Deuteronômio 28:1-2]. O Senhor diz que sobre aqueles que Lhe obedecem virão e alcançarão várias bênçãos. Este é um glorioso caminho aberto pela obediência;


b) A obediência nos transforma em abençoadores. A Palavra de Deus afirma o seguinte acerca de Abraão e sua descendência: “nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.” [Gênesis 22:18]. O contexto aqui foi a narrativa do sacrifício de Isaque. Abraão obedeceu ao Senhor. Por isso a Escritura diz: “porquanto fizeste isso” [Gênesis 22:16]. Isto significa que, em decorrência da obediência, a descendência de Abraão seria capaz de promover a benção de todas as nações da terra. Como é grandioso este benefício da obediência!


c) A obediência purifica a nossa alma. De acordo com as Escrituras, sempre que obedecemos à verdade revelada nas Escrituras nossa alma é purificada. “Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente,” [I Pedro 1:22]. E de fato é assim! Quando obedecemos, na verdade estamos aplicando as verdades da Palavra de Deus ao nosso viver. Tal aplicação é poderosa para nos purificar. As Escrituras nos desafiam a perdoar [Colossenses 3:13], a amar nossos inimigos [Lucas 6:35], levar as cargas de nossos irmãos (Gálatas 6:2), a não praticarmos nada que seja mal [I Tessalonicenses 5:22], a fazermos tudo para vivermos em paz com todos os homens [Romanos 12:18]! Quando praticamos estas coisas, promovemos, ao mesmo tempo, a purificação de nossa alma!


V – É POSSÍVEL APRENDER A OBEDIÊNCIA


Em quinto lugar, as Escrituras deixam evidente que é possível aprender a obediência. O Filho de Deus, sendo detentor originário de toda soberania e autoridade, quando se tornou homem aprendeu a obediência. A Bíblia diz o seguinte: “embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu” [Hebreus 5:8]. Por mais indomável que pareça ser a nossa natureza, a obediência é uma possibilidade. Isto é maravilhoso! Não nos esqueçamos, porém, que, muitas vezes, o sofrimento será o caminho que devemos percorrer para aprendermos a obediência. De todo modo, conforta-nos saber que é possível aprendermos a obedecer! Nosso coração indomável pode ser domesticado pelo Senhor Jesus!


Finalizo afirmando que vivemos nos últimos dias da igreja neste mundo. O Espírito de Deus nos adverte que a obediência a espíritos enganadores é um perigo à nossa fé. Notemos as palavras da Escritura: “Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,” [I Timóteo 4:1]. Este é um tempo de profunda vigilância, pois os espíritos enganadores já estão presentes. Nenhum de nós pode se considerar imune a estas coisas. Nosso maior remédio é a Palavra de Deus. Ao longo de nossa vida, temos contato com muitas ações espirituais: algumas são ações divinas, outras são ações de espíritos enganadores. É por isso que a Bíblia afirma o seguinte: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” [I João 4:1]. Somos convocados a provar os espíritos, de modo que não devemos dar crédito a todos eles. Irmãos, nenhuma revelação espiritual pode ser absorvida por nós se tal revelação for contrária à Palavra de Deus! A Bíblia nos fornece uma importante diretriz quanto a esse assunto, quando afirma o seguinte: “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,” [II Coríntios 10:4-5]. Tornamo-nos vulneráveis à ação dos espíritos enganadores a partir de nossa mente: Pensamos errado a respeito de nós mesmos; começamos a nos sentir superiores aos demais irmãos; começamos a nutrir sentimentos de orgulho, ódio, desavenças, desunião, etc. Quando permitimos que tais pensamentos inundem nossas vidas, tornamo-nos presa fácil. A Bíblia então recomenda: levem todo pensamento cativo à obediência de Cristo.

A. M. Cunha

Lista de alguns versículos que foram usados como suporte para esta breve reflexão:

“Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.”

I Samuel 15:22

“Portanto, obedecerás à voz do Senhor, teu Deus, e lhe cumprirás os mandamentos e os estatutos que hoje te ordeno.”

Deuteronômio 27:10

e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,”

II Coríntios 10:5

“embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu”

Hebreus 5:8

“Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente,”

I Pedro 1:22

“nela serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.”

Gênesis 22:18

“Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,”

I Timóteo 4:1

“Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância;”

I Pedro 1:14

“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência;”

Efésios 2:1-2

“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência].”

Colossenses 3:5-6

 “Se atentamente ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:”

Deuteronômio 28:1-2

“Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.”

Hebreus 11:8

Um comentário:

Unknown disse...

Pura verdade, Deus te abençoe meu filho dando-te mais e mais sabedoria.