quarta-feira, 23 de abril de 2014

O CENTRO DA MENSAGEM CRISTÃ

A mensagem da cruz é o centro da mensagem cristã. O apóstolo Paulo define o evangelho como “o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1:16). Sem a obtenção da salvação já não resta escape algum, eis a razão pela qual a epístola aos Hebreus faz ecoar a seguinte pergunta: “como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?” (Hebreus 2:3). Por tais afirmativas, pode-se concluir que a cruz detém importância crucial na missão da igreja (com o perdão do trocadilho).

A ressurreição segue igual caminho. Como visto acima, a salvação possui vínculo profundo com a fé (Romanos 1:16). A Escritura diz “Quem crer [...] será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Marcos 16:16). O apóstolo Paulo nos apresenta duas importantes revelações com relação à ressurreição de Cristo: 1) sem a ressurreição a pregação e a fé são absolutamente vãs (I Coríntios 15:14); 2) sem a ressurreição ainda permanecemos nos nossos pecados (I Coríntios 15:17).

Não me parece haver outro caminho para o resgate das doutrinas da cruz e da ressurreição de Cristo, senão mediante a pregação fundamentada nas Escrituras. Não meramente mencioná-las, mas, a partir delas, extrair e expor veemente e consistentemente suas doutrinas reveladas implícita e explicitamente.

Ademais, não se pode estar limitado a meramente reproduzir os mandamentos das Escrituras, mas “apontar caminhos, construir pontes para que todo aquele que vem a Cristo tenha um seguro caminho para obedecer todas as coisas que o Senhor Jesus ordenou em Sua Palavra.

Para uma compreensão da atividade de ensino contida na Grande Comissão, recomendo a leitura do “Compreendendo a Grande Omissão”, disponível em http://arimarinho.blogspot.com.br/2014/03/compreendendo-grande-omissao.html

Em Cristo.

Nenhum comentário: