sábado, 11 de outubro de 2014

AS CRIANÇAS E O CRISTO GLORIOSO: DEIXAR VIR E NÃO EMBARAÇAR


“Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus.”
Marcos 10:14

Que glorioso chamado de Cristo! Ele chamou as crianças para junto de Si! Estas palavras de Jesus são muito significativas, pois nelas, Ele apresenta duas importantes ordens acerca das crianças: 

1) Devemos deixar que as crianças venham a Ele; e

2) Não podemos criar qualquer tipo de embaraço quanto ao acesso das crianças a Jesus.

Numa perspectiva meramente humana, poderíamos até pensar que a razão pela qual devemos deixar que as crianças, sem qualquer embaraço, venham a Jesus seja em função da sua espontânea alegria. Outra justificativa, ainda sob o prisma humano, para que tal acesso seja garantido sem quaisquer obstáculos, é a extrema e constante necessidade de cuidados a que as crianças estão submetidas. Assim, sob essas óticas, as crianças deverem ter livre o acesso a Cristo por serem alegres e necessitadas.

No entanto, Cristo nos oferece uma justificativa muito mais elevada para que as crianças, sem embaraço, tenham livre acesso a Ele e a Sua mensagem: Porque delas é o Reino de Deus! Uma vez que o Reino de Deus lhes pertence, as crianças devem ter assegurado o acesso ao Senhor deste Reino e a Sua preciosa e inigualável mensagem. Em decorrência, Cristo requer que os adultos adotem duas condutas com relação às crianças: “Deixar vir” e “Não embaraçar”, porque delas é o Reino de Deus!

O chamado para “não embaraçar” confronta-nos com a seguinte advertência: É possível que homens sem amor genuíno criem embaraços em decorrência dos quais as crianças serão impedidas de se aproximarem de Cristo, ou terão este caminho dificultado. Por outro lado, o chamado para “deixar vir” lança-nos diante de uma gloriosa esperança: É possível que os homens sejam dotados de um tão singular amor que os tornem canais para que o acesso dos pequeninos ao Senhor Jesus seja viabilizado.

Por fim, não nos esqueçamos de que existem três classes de pessoas que, conforme o evangelho de Mateus, são descritas como sendo portadoras do reino de Deus:

[1] Os humildes de espírito (Mateus 5:3);
[2] Os perseguidos por causa da justiça (Mateus 5:10); e
[3] As crianças (Mateus 19:14).

Que glorioso lugar as crianças ocupam. Portanto, que não sejamos contados entre os que embaraçam, mas entre aqueles que são canais que deixam as crianças irem até Cristo
A. M. Cunha

5 comentários:

Ronei disse...

Glória a Deus

arimarinho.blospot.com disse...

Deus o abençoe, Ronei! Que a graça de Cristo esteja sempre sobre sua vida!
O Senhor é o teu refúgio e o teu escudo [Salmo 119:114]!

Cleide Ribeiro disse...

Excelente reflexão! Deus o abençoe, irmão Ari!

arimarinho.blospot.com disse...

Deus abençoe sua vida, Cleide! Que o amor de Deus esteja sempre sobre sua vida!
"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações" [Salmo 46:1]!

isaias disse...

Amém. Graça e paz!