segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

ENOQUE - O HOMEM QUE ANDOU COM DEUS

Este é um esboço da mensagem liberada pelo autor deste blog, no dia 18 de janeiro de 2015, no templo da Igreja Batista Nacional Ebenézer – IBANE, situado à SGAS, Quadra 915, Lote 73, Brasília – DF.


18 E viveu Jarede cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque. 19 E viveu Jarede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos e gerou filhos e filhas. 20 E foram todos os dias de Jarede novecentos e sessenta e dois anos; e morreu. 21 E viveu Enoque sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. 22 E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Metusalém, trezentos anos e gerou filhos e filhas. 23 E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. 24 E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou”.
Gênesis 5:18-24 (Versão Corrigida)

14 Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, 15 para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele”.
Judas 1:14-15

INTRODUÇÃO: A Bíblia menciona quatro pessoas com o nome de Enoque:

Gênesis 4:17 – Enoque, filho de Caim: “E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho”.

Gênesis 25:4 – Enoque, neto de Abraão: “Os filhos de Midiã foram: Efá, Efer, Enoque, Abida e Elda. Todos estes foram filhos de Quetura”.

Gênesis 46:9 – Enoque, filho de Rúben: “Os filhos de Rúben: Enoque, Palu, Hezrom e Carmi.”

Gênesis 5:18 – Enoque, filho de Jarede: “Jarede viveu cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque.”

Enoque de Gênesis 5:18 foi o sétimo depois de Adão: Adão, Sete (Gn 5:3), Enos (Gn 5:6), Cainã (gn 5:9), Maalalel (Gn 5:12), Jarede (Gn 5:15) e Enoque (Gn 5:18).

O que a Bíblia diz a respeito deste homem?

I – ENOQUE ANDOU COM DEUS
O texto bíblico é enfático ao dizer, por duas vezes, o que Enoque fez: “Andou Enoque com Deus” (Gênesis 5:22 e 24).

“Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus. De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.
Hebreus 11.5-6

II – DEUS O TOMOU PARA SI
A Bíblia não apenas menciona o que Enoque fez, mas o que Deus fez para ele. A Bíblia diz o seguinte: “Deus o tomou para si” (Gênesis 5:24). Enoque foi, portanto, um homem que escapou da morte. E por que ele escapou? Porque andou com Deus! O segredo é andar com Deus.

III – ENOQUE FOI UM PROFETA EM SUA GERAÇÃO
A Bíblia apresenta outra importante declaração acerca de Enoque. De acordo com Judas 14 e 15, ele foi um profeta em sua geração, constituindo-se no primeiro pregador mencionado nas escrituras.

14 Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, 15 para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele”.
Judas 1:14-15

A vida de Enoque é uma vida exemplar. Descobrimos que ele andou com Deus, que ele viveu como um profeta em sua geração e que Deus para si o tomou. Uma análise da vida deste homem deve conduzir-nos a dois importantes questionamentos: 1) Em que momento histórico ele andou com Deus; e 2) Por que ele começou a andar com Deus?


A VIDA DE ENOQUE NOS COLOCA DIANTE DE DOIS IMPORTANTES QUESTIONAMENTOS.

1. EM QUE MOMENTO HISTÓRICO ENOQUE ANDOU COM DEUS?

Sabemos que Enoque andou com Deus e que foi exatamente por ter andado com Deus que ele foi trasladado. Mas, em que contexto histórico ele andou com Deus? Será que para andar com Deus é necessário que tenhamos uma atmosfera espiritualmente favorável? Será que para andar com Deus é necessário que estejamos vivendo em um mundo que favorece tal condição?

Quando foi que Enoque andou com Deus? Como era o mundo nessa época?

De acordo com o texto de Judas, a sociedade em que Enoque viveu era marcada por obras ímpias e palavras ímpias. Foi exatamente no meio desta sociedade que Enoque andou com Deus. Então, irmãos, é possível andar com Deus mesmo que cercados por circunstâncias hostis!

VEJAMOS COMO ERA A SOCIEDADE NA QUAL ENOQUE ANDOU COM DEUS

a) UMA SOCIEDADE CENTRADA NO HOMEM
A Bíblia registra que Caim edificou uma cidade, dando-lhe o nome do seu filho. Seu propósito era eternizar o nome do seu filho, demonstrando que uma das características daquela sociedade era estar centrada no homem.

“E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho”.
(Gênesis 4:17)


b) UMA SOCIEDADE CENTRADA NAS RIQUEZAS
O pai dos que habitam em tendas e possuem gado foi Jabal, um descendente de Caim. Estas coisas, “tendas” e “gado” constituem uma expressão da riqueza. Assim, deparamo-nos com um forte indício de que aquela sociedade era centrada na riqueza.

“Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado”.
(Gênesis 4:20)

c) UMA SOCIEDADE CENTRADA NO ENTRETENIMENTO
Jubal, por sua vez, foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. A música constitui-se numa marcante forma de entretenimento. Este fato revela o indício de que aquela sociedade estava fortemente centrada no entretenimento.

“O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta”.
(Gênesis 4:21)

d) UMA SOCIEDADE CENTRADA NA ANIMOSIDADE
Tubalcaim foi artífice de todo instrumento cortante, feitos de bronze e de ferro. Tais instrumentos eram utilizados na guerra. Há indícios de que tal narrativa bíblica revela preparativos para guerra. Assim, percebe-se que a aquela sociedade estava centrada na animosidade.

“Zilá, por sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá”.
(Gênesis 4:22)

No versículo 15 da carta de Judas a ideia de impiedade que pode ser vista nos vocábulos: “ímpios”, “ímpias” e “impiamente”. Tais vocábulos anunciam a natureza ímpia daquela sociedade. Tal fato reforça o indício que apontamos aqui, de que a sociedade de então estava centrada no homem, nas riquezas, no entretenimento e na animosidade, conforme anunciam os versículos 17, 20, 21 e 22 de Gênesis 4.

O que podemos aprender com tudo isso?

Quando olhamos para os dias atuais, podemos concluir que estamos cercados por uma sociedade igualmente ímpia, que o mundo a nossa volta somente oferece programas que são carregados com impiedade, que a comunidade onde estamos inseridos é profundamente ímpia e que a “energia” que paira em torno desta sociedade é contagiosamente ímpia. Não nos esqueçamos, porém, que, por sermos filhos de Deus, somos convocados a quebrar este ciclo de impiedade e começar, ainda hoje, a andar com Deus!

Já analisamos o primeiro dos questionamentos a que devemos ser conduzidos quando nos deparamos com a história de Enoque: Em que contexto histórico Enoque andou com Deus? Avancemos agora para o segundo questionamento: Por que Enoque começou a andar com Deus?

2. PORQUE ENOQUE COMEÇOU A ANDAR COM DEUS?

Ouça com atenção o que nos diz o texto de Gênesis 5:22

“E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Metusalém, trezentos anos e gerou filhos e filhas.”

O nascimento de Metusalém marcou profundamente a vida de Enoque, pois foi a partir deste nascimento que ele começou a andar com Deus. Infere-se da narrativa bíblica – principalmente quando percorremos toda o contexto bíblico a seu respeito – que, quando Metusalém nasceu, Enoque recebeu uma palavra do Senhor. Refiro-me à profecia de Judas 1:14-15. Uma poderosa profecia a respeito do iminente juízo de Deus “contra todos e para fazer convictos todos os ímpios” da sua impiedade. Tal juízo tem sido interpretado como sendo referente ao dilúvio que viria sobre a terra. Vejamos, portanto, a narrativa contida na Carta de Judas:

14 Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, 15 para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele”.
Judas 1:14-15

A partir de tal narrativa, percebemos que Enoque sabia que o Senhor viria para exercer juízo contra todos, ele sabia que o Senhor viria para fazer com que os ímpios ficassem convictos de todas as suas obras ímpias e de todas as suas palavras insolentes. Então, Enoque concluiu: Eu preciso estar preparado para este momento! Muito provavelmente esta tenha sido a razão pela qual ele, a partir do nascimento de Metusalém, passou a andar com Deus.

Alguns eruditos acreditam que a palavra Metusalém faz referência a “um tempo determinado para um determinado acontecimento”. No hebraico, Metusalém significa literalmente, “homem do dardo”. Na raiz do seu nome, no hebraico, existe o vocábulo “mathay”, que significa “estender’, “quando?”, “para quando?”, “por quanto tempo?” e “depois de quanto tempo?”. Assim, seu nome parece fazer alusão àquele que lança o dardo para marcar o tempo. Muito provavelmente esta tenha sido a razão porque alguns estudiosos afirmam que Metusalém significa: “Quando este morrer isto acontecerá”, ou, em outras palavras, quando ele morrer o juízo de Deus virá. Isto tudo é reforçado quando fazemos o seguinte cálculo a partir da narrativa de Gênesis:

De acordo com Gênesis 5:25, Metusalém tinha 187 anos quando gerou a Lameque;
Lameque, por seu turno, tinha 182 anos quando gerou Noé, conforme anuncia Gênesis 5:28;
O dilúvio ocorreu quando Noé completava 600 anos de idade, de acordo com Gênesis 7:11.

A soma de 187 + 182 + 600 perfaz o total de 969. Este valor é exatamente a idade em que morreu Metusalém. Conforme Gênesis 5:27, Metusalém morreu com 969 anos. O dilúvio veio no ano em que Metusalém morreu. Enoque creu na Palavra do Senhor. Sua pregação mudou a sua vida para sempre. Por isso Enoque andou com Deus.

Essa abordagem nos conduz às seguintes reflexões: O que temos feito com a Palavra de Deus que temos ouvido? Quais são os ajustes que temos promovido em nossas vidas a partir daquilo que temos ouvido da parte do Senhor? Temos efetivamente mudado o curso de nossas vidas à luz daquilo que o Senhor tem nos falado?

A. M. Cunha
Gravura extraída de:
http://en.wikipedia.org/wiki/Enoch_(ancestor_of_Noah)#mediaviewer/File:Figures_God_took_Enoch.jpg

Nenhum comentário: