quarta-feira, 13 de maio de 2015

REFLEXÕES NO SALMO 46


O versículo 10 apresenta um chamado à quietude, uma verdadeira ordem/promessa que se contrapõe à ansiedade. O salmista, na condição de profeta divino afirma o seguinte: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”. Qual o fundamento desta ordem de quietude? A resposta parece estar contida no versículo 11, quando o salmista diz: “O Senhor dos Exércitos está conosco”! Não há fundamento para a inquietude quando o Senhor dos Exércitos está conosco!
O que este Senhor dos Exércitos pode fazer para o Seu povo? Vejamos o que nos diz o Salmo 46:
  1. Ele é refúgio e fortaleza, o que significa dizer que, quando estivermos em angústia, Ele será socorro “bem presente” (versículo 1);
  2. Deus, que fez de Sua igreja o Seu santuário e a Sua morada, está habitando no meio de Sua igreja para provê-la de um rio “cujas correntes alegram a cidade de Deus” (versículos 4 e 5);
  3. Ele não permitirá que sejamos abalados e sempre que estivermos em perigo, Ele nos ajudará desde “antemanhã”, ou seja, antes mesmo do dia começar Ele já começou a trabalhar em nosso favor (versículo 5);
Não nos esqueçamos, porém, que o Salmo 46 promove outro convite muito importante. Observe o que nos diz o versículo 8: “Vinde, contemplai as obras do Senhor”. Esta porção é muito significativa, pois é partir dela que obteremos a condição para mantermos nossa alma em quietude. Sempre que contemplamos as obras do Senhor, nossa alma obtém fé! E quando cremos, tornamo-nos maravilhosamente fortalecidos no Senhor!

Conclusão: Devemos contemplar as obras do Senhor. Ao contemplarmos tais obras devemos pensar no seguinte: Este Senhor que faz coisas tão maravilhosas, (1) é nosso refúgio e fortaleza, (2) Habita em nós e inunda a nossa alma com a alegria do Seu Espírito e, por fim, (3) não permitirá que sejamos abalados, ao contrário, antes mesmo que o dia comece, Ele já estará trabalhando por nós! Isto é maravilhoso!

É por isso que podemos intensamente desfrutar do seguinte chamado divino: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”!

A. M. Cunha

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará desde antemanhã. Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a terra se dissolve. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. Vinde, contemplai as obras do Senhor, que assolações efetuou na terra. Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco e despedaça a lança; queima os carros no fogo. Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio.”
Salmo 46.1-11

Gravura extraída de: https://malucoporjesus.wordpress.com/2010/02/21/

Nenhum comentário: